Gaudium news > Festival em honra ao Santo Menino é celebrado nas Filipinas

Festival em honra ao Santo Menino é celebrado nas Filipinas

Filipinas – Iloilo (Sexta-feira, 26-01-2018, Gaudium Press) O festival Dinagyang, celebrado há 50 anos em homenagem ao Santo Menino, na cidade de Iloilo, Filipinas, se une à celebração nacional do Ano do Clero e das Pessoas Consagradas. O lema do evento, a frase “Senhor Santo Menino: Casto, Pobre e Obediente Filho de Deus”, convida os fiéis a imitá-lo em seu exercício dos conselhos evangélicos.

Festival em honra ao Santo Menino é celebrado nas Filipinas.jpg

“Os três conselhos evangélicos de castidade, pobreza e obediência, aos quais estão vinculados os membros da vida consagrada, são virtudes que se esperam de todo cristão em qualquer estado de vida, seja o clero, religioso ou leigo, como o demonstra a vida do Santo Menino como Filho de Deus”, expôs o Padre Edsel Raymund Alcayaga, pároco da Igreja de São José, onde se venera a imagem do Senhor Santo Menino de Cebú em Iloilo. A reflexão sobre este tema faz parte da preparação de nove anos do país para os 500 Anos de Evangelização que se comemorarão em 2021.

Para o sacerdote todo verdadeiro devoto do Santo Menino deve seguir o chamado para ser um “filho de Deus que é castíssimo, pobre e obediente”, a imagem do Menino Jesus. Isso não significa não casar-se nunca, como alguns interpretam a virtude da castidade confundindo-a com o celibato, mas ter “pureza de coração” e guardar a virtude de acordo com seu estado de vida. Do mesmo modo, o Padre Alcayaga esclareceu que a virtude da pobreza “deve ser entendida, não apenas no aspecto material de ‘não ter’, mas no de ‘desapego’, como se vê em um coração que não está sobrecarregado pela avareza, mas que é livre e generoso em amar a Deus e ao próximo”. Finalmente, a virtude da obediência cristã para os fiéis consiste em procurar “cumprir a vontade de Deus seguindo a vida e os ensinamentos de Jesus”. Esta atitude contrasta com aqueles que “quebram as leis ou as formulam somente para seu próprio benefício”.

As celebrações do festival incluem uma Novena de Missas que se unem a uma procissão mariana realizada na madrugada do dia 17 de janeiro e uma procissão em honra a Jesus realizada na última sexta-feira, 19. Os participantes nas celebrações assistem depois uma aula Catecismo de trinta minutos e uma simples reunião onde compartilham alimentos. Os devotos e os mais necessitados compartilham o “Arroz Caldo ni Niño”, que é distribuído gratuitamente todos os dias até a festa do Santo Menino. Uma grande procissão fluvial terá lugar no dia 26 de janeiro e a Missa central do festival de Dinagyang será realizada na Paróquia de São José, no domingo 28 de janeiro, às 06h. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas