Gaudium news > Vaticano divulga Constituição Apostólica “Veritatis Gaudium”

Vaticano divulga Constituição Apostólica “Veritatis Gaudium”

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 30-01-2018, Gaudium Press) Em uma conferência de Imprensa, a Santa Sé, através da Congregação para a Educação Católica, apresentou a Constituição Apostólica Veritatis gaudium, do Papa Francisco.

30-01-Vaticano divulga Constituição Apostólica ?Veritatis Gaudium?.jpg

A Veritatis gaudium, (Alegria da Verdade) traz normas para as universidades católicas sobre temas como os refugiados e o ensino à distância.

O Secretário da Congregação, Dom Angelo Vincenzo Zani, apresentou aos jornalistas presentes novidades do documento, dando destaque à atenção dedicada ao ensino a distância, tendo em vista as “novas oportunidades de conhecimento, estudo e investigação”.

A Congregação para a Educação Católica dará início à preparação de uma instrução sobre os “critérios aplicativos para o ensino à distância”, procurando salientar um “espírito de colaboração entre instituições”.

Dispositivos da Veritatis gaudium

A Veritatis gaudium traz em seu número 31 um dispositivo estabelecendo que “uma parte dos cursos pode ser realizada à distância, se o plano de estudos, aprovado pela Congregação para a Educação Católica, assim o prevê e lhe determina as condições necessárias”, de modo particular, sublinha, no que diz respeito aos exames.

Também a nova Constituição Apostólica trata das migrações e dos refugiados recomendando que sejam estabelecidos “procedimentos para avaliar o modo de agir no caso de refugiados, expatriados ou pessoas em situações análogas” quando estas não puderem documentação requerida pelas diversas instituições de ensino.

A respeito do ponto acima tratado, o Prefeito da Congregação para a Educação Católica, Cardeal Giuseppe Versaldi, deu ênfase à a importância das instituições católicas junto dos refugiados, sobretudo das crianças.

Para o Prefeito, a identidade “católica” de uma instituição de ensino não implica só um “conteúdo” doutrinal, mas na capacidade de dialogar com a Sociedade, a partir da fé, sustenta.

A Veritatis gaudium estabelece que as Universidades e Faculdades dirigidas por eclesiásticos e também as outras instituições de educação superior, estarão “sujeitas a avaliação pela Agencia da Santa Sé para a Avaliação e a Promoção da Qualidade nas Universidades e Faculdades eclesiásticas” (AVEPRO).

As novas normas dispostas pela Veritatis gaudium devem ser implementadas até dezembro de 2019, com mudanças nos programas de estudo e nos estatutos das instituições de ensino a ela concernentes.

Números das instituições de ensino católicas

A Santa Sé informa os números relacionados com as Instituições de Ensino católicas:

São 289 faculdades eclesiásticas em todo o mundo e mais 503 instituições ligadas a elas, entre Cursos Secundários (ateneus) e cursos superiores nos quais frequentam 64 500 estudantes e 12 mil professores.

Além destas instituições eclesiásticas, há 1.365 universidades católicas, criadas com base na legislação de cada país onde estão estabelecidas. (JSG)

( Texto Completo da Constituição Apostólica Veritatis gaudium: clique aqui)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas