Gaudium news > Catedral do México anuncia Sétima Jornada do Perdão

Catedral do México anuncia Sétima Jornada do Perdão

México – Cidade do México (Quarta-feira, 31-01-2018, Gaudium Press) Por ocasião do tempo litúrgico da Quaresma, que começará no dia 14 de fevereiro com a Quarta-Feira de Cinzas, a Catedral Metropolitana do México acolherá uma nova “Maratona de Confissões”. A Jornada do Perdão, que será a sétima a ser realizada no famoso templo da capital, acontecerá na sexta-feira, 16 de fevereiro, das 08h às 18h.

Catedral do México anuncia Sétima Jornada do Perdão.jpg
Foto: Catholic Link por Cathopic.

Esta iniciativa, que vem sendo realizada há alguns anos na Catedral Metropolitana, tem por objetivo encorajar os fiéis a se prepararem espiritualmente para datas importantes como a Páscoa, o Advento, assim como os Jubileus. Precisamente, uma importante Jornada do Perdão ocorreu no templo mexicano por ocasião do Ano da Misericórdia celebrado em 2016.

Nesta ocasião os fiéis são convidados a viver o Sacramento da Reconciliação para iniciar o caminho quaresmal rumo à Páscoa da Ressurreição.

O Padre Ricardo Valenzuela, Sacristão Maior da Catedral, está convocando aos sacerdotes da Arquidiocese mexicana para que se juntem à iniciativa de confessar em diferentes horários: “Os Padres que puderem apoiar um par de horas -ou mais- nos horários que lhes sejam propícios, ajudarão os fiéis a implorarem o perdão de Deus na sexta-feira após a Quarta-feira da Cinzas”.

O sacerdote também disse que a jornada ocorre na Catedral porque esta, como Igreja Mãe das igrejas da Arquidiocese e sede do Bispo, é uma referência concreta do ministério do perdão.

O pecado do aborto poderá ser confessado

O Sacristão Maior também recordou que por concessão do Santo Padre Francisco, será possível confessar o pecado do aborto, tal como ficou registrado na Carta Apostólica ‘Misericordia et misera’, que foi apresentada pelo Sumo Pontífice ao concluir o Jubileu Extraordinário da Misericórdia.

Ali o Papa no número 12 indica: “Em virtude desta exigência, para que nenhum obstáculo exista entre o pedido de reconciliação e o perdão de Deus, concedo a partir de agora a todos os sacerdotes, em virtude do seu ministério, a faculdade de absolver a todas as pessoas que incorreram no pecado do aborto. Aquilo que eu concedera de forma limitada ao período jubilar fica agora alargado no tempo, não obstante qualquer disposição em contrário”.

O Vigário de Cristo também diz no documento: “Quero reiterar com todas as minhas forças que o aborto é um grave pecado, porque põe fim a uma vida inocente; mas, com igual força, posso e devo afirmar que não existe algum pecado que a misericórdia de Deus não possa alcançar e destruir, quando encontra um coração arrependido que pede para se reconciliar com o Pai. Portanto, cada sacerdote faça-se guia, apoio e conforto no acompanhamento dos penitentes neste caminho de especial reconciliação”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas