Gaudium news > A "Scala Santa", em Roma, está sendo restaurada

A "Scala Santa", em Roma, está sendo restaurada

Roma – Itália (Quinta-feira, 01-02-2018, Gaudium Press) A “Scala Santa”, ou seja, a escada por onde Nosso Senhor Jesus Cristo subiu no dia de seu julgamento e condenação à morte, estará fechada por um ano. Neste período ela estará sendo restaurada.

01-02-2018A Scala Santa, em Roma, está sendo restaurada1.jpg

A Escada Santa

Tudo indica que esse trabalho de restauração não será da escada propriamente dita, mas dos afrescos das paredes que rodeiam a escada, que foram levados para outrora capela privada do Papa, a Igreja de São Lourenço.

Durante o restauro, uma réplica da escada será colocada na entrada e os peregrinos que neste ano visitarem o local, poderão subir uma das várias outras escadas ao lado da original.

As escadas sagradas são consideradas com sendo aquelas que levavam ao pretório de Pôncio Pilatos, em Jerusalém, e por onde Jesus subiu antes de seguir o caminho do calvário, antes da crucificação.

De acordo com a tradição, as escadas foram trazidas para Roma por Santa Helena, no século IV.
Santa Helena era mãe do imperador Constantino, o Grande e ela é tido como sendo a patrocinadora do restauro de vários lugares sagrados na Terra Santa e que, além de outras veneráveis relíquias, foi ela quem propiciou o encontro da verdadeira Cruz.

A Escada Santa está localizada bem próxima da Arque Basílica de São João de Latrão. Ela foi aberta para a visitação e veneração dos fiéis há 400 anos, aproximadamente.

Ela é feita de mármores brancos e, por proteção, eles foram envoltos em madeira. Em alguns pontos da Escada existem quadrados cortados da madeira onde os peregrinos podem chegar para tocar o mármore.

Na Escada existem também visores de vidro que protegem e deixam ser vistos pontos de marcas ali deixadas pela pegada do caminhar sangrenta e doloroso de Nosso Senhor.

Indulgências

Os peregrinos que visitam a escada devem subir de joelhos como um sinal de piedade e reverência, embora possam escolher como rezar, seja por uma breve oração em cada passo ou meditando sobre a Paixão de Cristo durante a subida.

Aqueles que não podem subir de joelhos, ajoelham-se no primeiro degrau e depois subir uma das outras escadas para chegar até o topo. Os nomes das pessoas importantes que visitaram as escadas desde a sua abertura podem ser vistos esculpidos com a data de sua visita ao longo dessas outras escadas.

Subindo “Scala Santa”, o fiel pode obter também uma indulgência, ou remissão da punição temporal devido ao pecado cometido.

Esse privilégio oferecido pela Igreja pode é possível de ser conseguido por aqueles que subirem a Escada.
Para obter uma indulgência plenária, o fiel deve subir toda a escada. Caso contrário, uma indulgência parcial pode ser obtida para cada passo de joelhos ao meditar na Paixão de Cristo.

As condições habituais para uma indulgência devem ser cumpridas: fazer uma confissão sacramental, receber a Eucaristia, orar pelas intenções do Papa e ter o propósito de renunciar o apego ao pecado.

Muitos Peregrinos

A Scala Santa é um dos lugares preferidos para levar os fiéis que peregrinam pela Cidade Eterna. Somente em 2017, om Guia de Visitas informou que conduziu peregrinos ou turistas por 500 vezes e eram tanto cristãos como não-cristãos.

Muitos peregrinos acham que subir de joelhos a escada é um pouco doloroso mas, pensando nos sofrimentos pelos quais Jesus passou, todos são unânimes em afirmar que “vale a pena”. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas