Gaudium news > Substituição de leituras durante a Missa: Papa reforça a proibição

Substituição de leituras durante a Missa: Papa reforça a proibição

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 01-02-2018, Gaudium Press) O Papa Francisco fez fortes críticas àqueles que substituem por outros textos as leituras Bíblicas proclamadas durante a celebração da Missa.

01-02-2018Substituição de leituras durante a Missa, Papa reforça a proibição.jpg

O Papa recordou que tais substituições são proibidas pela Igreja:

“Algumas escolhas subjetivas, como a omissão das leituras ou a sua substituição por textos não bíblicos, estão proibidas. Mas ouvi que alguns, se houver uma notícia, lê o jornal, porque é a notícia do dia. Não! A Palavra de Deus é a Palavra de Deus! Podemos ler o jornal depois, mas ali lê-se a Palavra de Deus, é o Senhor que fala”.

Foi o que disse o Papa na última quarta-feira, durante a catequese da Audiência Geral, semanal, na Praça de São Pedro.

O Papa sublinhou que decisões contrárias ao que está disposto para a Celebração Litúrgica não apenas empobrecem o conteúdo da Missa, mas compromete o “diálogo” entre os fiéis e Deus e sustentou que ali “é o próprio Deus que fala” e é preciso ouvir sem distrações.

“Quantas vezes, enquanto se lê a Palavra de Deus, se comenta: olha aquele, vê aquela, olha o penteado daquela, que ridículo… E começa-se a fazer comentários. Ou não é verdade, isto?”, questionou, falando de improviso.

Francisco pediu que os leitores e salmistas se preparem para a celebração, de forma a transmitir a “grande riqueza” das leituras bíblicas, e convidou a valorizar o Salmo Responsorial, com o canto de “pelo menos do refrão”.

“A Palavra de Deus faz um caminho dentro de nós. Escutamo-la com os ouvidos, passa pelo coração, não permanece nos ouvidos, deve ir ao coração e do coração passa às mãos, às boas obras”, concluiu. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas