Gaudium news > Bispos da Polônia enviam mensagem por ocasião do Dia da Vida Consagrada

Bispos da Polônia enviam mensagem por ocasião do Dia da Vida Consagrada

Polônia – Varsóvia (Sexta-feira, 02-02-2018, Gaudium Press) A Festa da Apresentação do Senhor, observada na Igreja no dia 02 de fevereiro, é a ocasião escolhida para celebrar o Dia Mundial da Vida Consagrada, que destaca o testemunho dos religiosos e religiosas que entregam suas vidas de forma especial no serviço e na oração. Os Bispos da Polônia enviaram várias mensagens para incentivar as pessoas de vida consagrada em sua missão particular na Igreja.

Bispos da Polônia enviam mensagem por ocasião do Dia da Vida Consagrada.jpg

“O Dia da Vida Consagrada cria uma oportunidade especial para notar a presença de Irmãs, Padres e Irmãos de diversos mosteiros e casas de vida religiosa. Queremos agradecê-los pelo grande presente de sua constante e paciente oração”, expressou o Arcebispo de Gniezno e Primaz da Polônia, Dom Wojciech Polak. “Queremos um coração agradecido para agradecer pelo seu serviço dedicado em nossas comunidades paroquiais, às crianças e jovens, aos enfermos e idosos, pobres e desabrigados”.

Por sua vez, o Presidente do Comitê dos Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica da Conferência Episcopal da Polônia, Dom Jacek Kicinski destacou a importância do testemunho daqueles que entregam suas vidas a Cristo. “No mundo de hoje, quando os sinais da presença de Deus estão cada vez mais apagados, quando ouvimos que a Fé é um assunto privado, (…) as pessoas consagradas com o testemunho de sua vida alegre são as que mostram que em Cristo, você pode encontrar o amor verdadeiro, fiel, paciente e persistente; um amor que não termina na primeira colisão com as adversidades”. O prelado descreveu aos religiosos como “um ensinamento prático sobre o Evangelho na realidade cotidiana do mundo de hoje”.

Dom Kicinski expôs que os três elementos que caracterizam a vida consagrada são o amor, a fidelidade e a unidade e afirmou que os religiosos têm consagrado plenamente suas vidas a Deus permitindo que o Espírito Santo preencha suas vidas com o objetivo de estar na Igreja e serem eles mesmos Igreja, e levar o amor de Deus aos demais.

A Conferência Episcopal da Polônia informou em uma coletiva de imprensa que cerca de 32 mil pessoas consagradas vivem no país. Entre elas, existem 18 mil religiosos pertencentes a 105 congregações de vida ativa e umas 1281 religiosas da vida contemplativa. Há também 11.942 religiosos, dos quais 9.302 são sacerdotes e 1313 são Irmãos. Cerca de 1150 pessoas pertencem aos Institutos e Comunidades de Vida Consagrada e há também 267 virgens consagradas, 305 viúvas e 2 viúvos e 3 eremitas na Polônia. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas