Gaudium news > Casa Santa Marta: Fazer hoje, a oração que faremos no Céu, ensina o Papa

Casa Santa Marta: Fazer hoje, a oração que faremos no Céu, ensina o Papa

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 05-02-2018, Gaudium Press) O que faremos no Céu? No Céu nós vamos adorar a Deus.
A oração de adoração foi o tema da homilia da missa matutina celebrada nesta segunda-feira (05/02) na Capela da Casa Santa Marta.

05-02-2018Casa Santa Marta Fazer hoje, a oração que faremos no Céu, ensina o Papa.jpg

Em suas reflexões, o Papa convidou a ir em frente, no caminho em subida, rumo à oração de adoração, com a memória no coração da eleição e da aliança.

Os comentários de Francisco nasceram da Primeira Leitura do dia (1Re 8,1-7.9-13), onde é narrado o fato de o rei Salomão convocar o povo para subir ao Templo, para fazer entrar a Arca da Aliança do Senhor:

Um caminho em subida, nem sempre é fácil. Uma subida portando a aliança e durante a qual o povo israelita carregava consigo “a memória da eleição”, a sua própria história.

Eles carregavam apenas duas tábuas de pedra, assim como haviam sido dadas por Deus, “não como este povo tinha aprendido dos escribas”, que a tinham enfeitado “com tantas prescrições, disse o Pontífice.

Era “a Aliança nua: eu o amo e você me ama”, ou seja, o primeiro mandamento, amar a Deus e, o segundo, amar ao próximo. Na arca, de fato, não havia nada senão duas tábuas de pedra, relembrou Francisco.

A Arca da Aliança foi introduzida no santuário. Em seguida os sacerdotes saíram do lugar santo e a nuvem encheu o templo do Senhor.

Então o povo iniciou a adoração: “dos sacrifícios que faziam no caminho em subida ao silêncio, à humilhação da adoração”.

Ensinar a Adorar

O Papa disse que “Tantas vezes penso que nós não ensinamos o nosso povo a adorar”:
“os ensinamos a rezar, a cantar, a louvar a Deus, mas a adorar…

A oração de adoração, esta que nos prostra sem nos prostrar, a prostração da adoração nos dá nobreza e grandeza. E aproveito, hoje, vocês, com tantos párocos de recente nomeação, para dizer: mas, ensinem o povo a adorar em silêncio, adorar”.

Caminho ruma à adoração

Então, a exortação do Papa foi um convite, um incentivo para se aprender, a partir de agora, aquilo que faremos no Céu: a oração de adoração.

“Mas, somente, podemos chegar lá com a memória de termos sido eleitos, de ter dentro do coração uma promessa que nos impele a seguir e com a aliança nas mãos e no coração. E sempre em caminho: caminho difícil, caminho em subida, mas em caminho rumo à adoração”

Diante da glória de Deus as palavras desaparecem, não se sabe o que dizer, observa Francisco.

Na liturgia a leitura mostra que Salomão, na realidade, durante a adoração, apenas consegue dizer duas palavras: “Escuta e perdoa”.

“Escuta e Perdoa”

Concluindo, o Papa convidou fazer a oração que faremos no Céu:

“Adorar em silêncio, com toda a história que trazemos, e pedir: “Escuta e perdoa”:

“Nos fará bem hoje, tomar um pouco de tempo em oração, com a memória de nosso caminho, a memória das graças recebidas, a memória da eleição, da promessa, da aliança e procurar se elevar, rumo à adoração, e em meio à adoração, com muita, humildade dizer somente esta pequena oração: “Escuta e perdoa””. (JSG)

 

(Da Redação Gaudium Press, com informações VaticanNews)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas