Gaudium news > Cardeal Gracias destaca importância da Educação Católica para combater a violência

Cardeal Gracias destaca importância da Educação Católica para combater a violência

Índia – Bombaim (Segunda-feira, 05-02-2018, Gaudium Press) O Cardeal Oswald Gracias, Arcebispo de Bombaim, na Índia, pediu prioridade à educação como forma de superar a influência de setores nacionalistas radicais que ameaçam a convivência pacífica no país. A educação católica serviu a este propósito e influenciou positivamente na sociedade, apesar do caráter claramente minoritário dos católicos na Índia.

Cardeal Gracias destaca importância da Educação Católica para combater a violência.jpg

“A educação deveria ajudar as pessoas a darem-se conta de que a unidade nacional e a integridade da nação deveriam ser colocadas muito acima das forças divisórias e dos interesses sectários”, expressou o prelado em conversa com ‘Crux’. Sem se referir diretamente aos fatos, as palavras do purpurado devem ser interpretadas levando em conta a onda de tensões e atos de violência como a reivindicação de radicais hindus para tomar um colégio católico para realizar rituais religiosos, rejeitada energicamente como uma tentativa de minar a liberdade religiosa dos católicos.

Entre os desafios destacados pelo Cardeal Gracias na Índia foram incluídos “brutalidade, violência, casta, comunalismo, regionalismo, fanatismo, intolerância religiosa, disparidade social e econômica e os interesses criados de algumas pessoas”. O Secretário Geral da Conferência Episcopal da Índia, Dom Theodore Mascarenhas denunciou recentemente os atos de violência e alertou que são justamente os centros educativos que estão sendo alvo das ações dos radicais.

Os católicos na Índia representam menos de dois por cento da população total, mas dirigem mais de 15 mil instituições educacionais entre primárias, secundárias, institutos de ensino superior e universidades. A maior parte de seus estudantes não professam a Fé Católica, mas as escolas católicas são bem avaliadas entre a população por sua alta qualidade acadêmica e os valores inculcados nos alunos. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas