Gaudium news > Catedral Metropolitana do Panamá receberá órgão monumental

Catedral Metropolitana do Panamá receberá órgão monumental

Panamá – Cidade do Panamá (Quarta-feira, 07-02-2018, Gaudium Press) Antes que o Santo Padre visite o Panamá por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que será realizada no final de janeiro de 2019, se constituirá na Catedral Metropolitana de Santa Maria la Antigua um órgão monumental.

Catedral Metropolitana do Panamá receberá órgão monumental.jpg

A notícia foi anunciada pelo Arcebispo do Panamá, Dom José Domingo Ulloa Mendieta, depois que a Arquidiocese panamenha assinou um contrato com a empresa espanhola Santarrufina, SL, de Madri, para construir o órgão, que será pago pelas oficinas dos construtores de órgãos Ogelbau Katarazyna Kacmarczyk da Polônia.

Segundo detalhou o Arcebispo panamenho o órgão será instalado no início do próximo ano antes do início da JMJ Panamá 2019, que terá lugar na semana de 22 a 27 de janeiro, para estar presente nas celebrações litúrgicas que acontecerão lá e na qual participarão centenas de jovens do mundo.

A construção do instrumento musical será possível graças ao trabalho do Comitê Arquidiocesano das Igrejas da Cidade Velha da capital panamenha e a um projeto macro que se adianta também incluirá um órgão na Igreja das Mercês, onde já está o instrumento, assim como o equipamento da Catedral, entre eles os vitrais. A iniciativa também será possível graças à generosidade do povo panamenho.

O contrato foi assinado no dia 29 de janeiro. Na ocasião, Rafael Molina Salazar, representante da empresa espanhola, disse: “Hoje é um dia muito especial para todos nós, para os panamenhos e para toda a Igreja porque é um órgão único destinado para uma Catedral, é uma obra de Deus, e o tratamento é totalmente distinto”.

Explicou que o órgão monumental oferecerá 38 registros, o que permitirá a interpretação de obras de gêneros muito diferentes. Será mecânico, com eletromagnéticos e será concluído em policromia, para que imite o retábulo do Alto Altar.

De acordo com Molina Salazar, para fazer um órgão com estas características se requer anos de construção e instalação, uma vez que são utilizados diferentes materiais, destacando-se os tubos que o formam, que são feitos com ligas de zinco que permitem uma variação no som.

No caso dos órgãos da Catedral panamenha, a caixa do Sacrário será feita de pinheiro, material que também é utilizado pelas características de sua sonoridade, assim como o peso, já que é mais leve em comparação com outros materiais.

Para Dom Ulloa Mendieta, será muito significativo que o templo da catedral, que está sob a invocação de Santa Maria La Antigua, e é o primeiro em Terra Firme da América, conte com um órgão destas proporções e beleza. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas