Gaudium news > O pecador pode tornar-se santo; o corrupto não, adverte Papa Francisco

O pecador pode tornar-se santo; o corrupto não, adverte Papa Francisco

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 08-02-2018, Gaudium Press) Na missa celebrada nesta quinta-feira, na Capela da Casa Santa Marta, o Papa Francisco falou de Davi e de Salomão chamando a atenção para os riscos advindos do “enfraquecimento do coração”.

08-02-2018-O pecador pode tornar-se santo; o corrupto não, adverte Papa Francisco.jpg

O Santo Padre destacou que Davi é santo, mesmo que tenha sido um pecador e o grande Salomão é um corrupto e o Senhor o rejeitou.

Este foi o ponto central da homilia feita durante a Santa Missa matutina de hoje quando tratou desse aparente paradoxo.

A leitura do dia é extraída do primeiro Livro dos Reis e fala de Salomão e de Davi. Foi a propósito dela que Francisco comentou: “Ouvimos algo um pouco estranho: o coração de Salomão não permaneceu íntegro com o Senhor, seu Deus, como o coração de Davi, seu pai”.

O Papa explicou que ali é narrado um fato estranho, pois, de Salomão não é narrado que ele tenha cometido nenhum grande pecado. Ele tinha uma vida de alguém sempre equilibrado. Davi, pelo contrário levava uma vida difícil, ele foi um pecador.

Mesmo sendo assim, Davi é santo e, a propósito de Salomão, as escrituras narram que o seu coração se “desviou do Senhor” para seguir outros deuses. E logo ele que havia sido louvado pelo Senhor quando pediu a prudência para governar ao invés de pedir riquezas.

Foi então que, questionando, o Papa perguntou como é que isso se explica e logo respondeu: é porque Davi sabe que pecou e toda vez pede perdão, enquanto Salomão, de que todos falavam bem e que também a Rainha de Sabá quis encontrá-lo, tinha se afastado do Senhor.

Enfraquecimento do Coração

E aqui está o problema do enfraquecimento do coração, explicou Francisco.

Quando o coração começa a se enfraquecer, não é como uma situação de pecado: você comete um pecado e percebe imediatamente: “Eu cometi este pecado”, é claro. O enfraquecimento do coração é um caminho lento, que escorrego pouco a pouco, pouco a pouco, pouco a pouco…

E Salomão, adormecido na sua glória, na sua fama, começou a percorrer este caminho.

Por mais paradoxal que possa parecer, afirmou o Pontífice, “é melhor a clareza de um pecado do que o enfraquecimento do coração”: 
O grande Rei Salomão “acabou corrupto: tranquilamente corrupto, porque seu coração tinha se enfraquecido.”

“E um homem e uma mulher com o coração fraco, ou enfraquecido, é uma mulher, um homem derrotado. Este é o processo de muitos cristãos, muitos de nós. “Não, eu não cometo pecados graves. “

Como é o seu coração?

“Mas como é o seu coração? É forte? Permanece fiel ao Senhor ou você escorrega lentamente? “, perguntou o Papa.

O drama do enfraquecimento do coração, sublinhou, pode acontecer a todos nós na vida. Que fazer então?
Respondeu Francisco para logo concluir:

“Vigiar. Vigiar o seu coração. Vigiar. Todos os dias, estar atento ao que acontece no seu coração”:

“Davi é santo. Era pecador. Um pecador pode se tornar santo. Salomão foi rejeitado porque era corrupto. Um corrupto não pode se tornar santo. E à corrupção se chega por aquele caminho do enfraquecimento do coração. Vigilância. Todos os dias vigiar o coração. Como é o meu coração, a relação com o Senhor. E saborear a beleza e a alegria da fidelidade. ” (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações Vatican News)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas