Gaudium news > Diocese de Roma convida a rezar em família a caminho da Páscoa

Diocese de Roma convida a rezar em família a caminho da Páscoa

Itália – Roma (Quinta-feira, 08-02-2018, Gaudium Press) “Orar em família: caminho em preparação para a Páscoa”, assim se intitula o subsídio que o Vicariato da Diocese de Roma, a partir do Departamento Litúrgico, colocou à disposição para que as famílias vivam o Tempo da Quaresma que se iniciará na quarta-feira, 14 de fevereiro.

Diocese de Roma convida a rezar em família a caminho da Páscoa.jpg

Dom Angelo De Donatis, Vigário Geral da Sua Santidade para a Diocese Romana, através de uma mensagem dirigida aos fiéis os chama a utilizar este material em família: “Estimados amigos, para acompanhar o caminho de Fé das famílias da Diocese durante a Quaresma se preparou um subsídio de oração em casa que ajudará as pessoas a aprofundar o caminho litúrgico delineado pela Igreja”.

O prelado aponta que a casa “se converte em lugar onde vive uma verdadeira pequena Igreja doméstica, onde também são ouvidos os pequenos e a mensagem da salvação ressoa na família, com sua proposta de conversão e com os ecos que suscita em pessoas de diferentes idades e condições”.

Sobre o subsídio, Dom De Donatis explica que é um texto e uma proposta simples que pode ser adaptada de acordo com as necessidades da família. Inclui uma versão impressa, que é mais curta, a qual será distribuída pelas paróquias; e há uma segunda proposta enriquecida com um comentário do Papa Francisco, que pode ser baixada no site do Departamento de Liturgia do Vicariato de Roma.

“Confio este pequeno subsídio a toda a comunidade diocesana, aos casais de jovens cônjuges, aos pais de crianças e jovens envolvidos no processo da iniciação cristã, às famílias dos enfermos e idosos”, assinala na carta o Vigário do Papa, que conclui a mensagem indicando: “Queremos, de fato, que a oração volte a ser uma pausa normal e cotidiana do crente individual e de suas comunidades de vida e de trabalho, primeira, entre todas, a realidade familiar”.

A este respeito também se referiu o Padre Giuseppe Midili, Diretor do Departamento de Liturgia, que disse que o que se busca é que a família se reúna em casa, leia o Evangelho em família, e dê espaço ao compartilhar e a rezar; e desta maneira se prepare para a missa dominical.

“Este encontro não deve ser entendido como ‘outra coisa a fazer’, um compromisso que se soma aos já numerosos da família, mas sim como um momento no qual se encontra e se respira um pouco de oxigênio. Uma espécie de recarga semanal para a família. Um momento com o Senhor”, diz o sacerdote, que acrescenta que é um convite para “abrir-se à escuta, porque a oração pessoal se entende, aos poucos, como um ‘dizer’, um ‘pedir’ a Deus”.

O subsídio é uma continuação da proposta que o vicariato romano ofereceu no Advento, onde se dedicou um breve momento à oração doméstica, dirigida especialmente à família e com a ajuda de um texto para meditar no Evangelho dominical.

Nesta ocasião, sugere-se que as famílias reúnam-se em casa diante de um crucifixo e da Bíblia. Propõe-se que um dos membros leia a passagem do Evangelho para o domingo seguinte, para assim compartilhar impressões e reflexões, além da leitura do salmo, e depois de uma oração espontânea. O material está preparado para realizar o momento da oração em apenas dez minutos. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas