Gaudium news > Catedral de Assunção, Paraguai, recebe novo órgão de tubos

Catedral de Assunção, Paraguai, recebe novo órgão de tubos

Paraguai – Assunção (Sexta-feira, 09-02-2018, Gaudium Press) O Arcebispo de Assunção, Paraguai, Dom Edmundo Valenzuela, presidiu no dia 03 de fevereiro, a bênção e concerto de inauguração do novo órgão de tubos da Catedral Metropolitana de Assunção. A construção do órgão exigiu um notável esforço da Arquidiocese e os fiéis para dar uma maior dignidade à liturgia seguindo as indicações surgidas após a visita do Papa Francisco ao país.

Catedral de Assunção, Paraguai, recebe novo órgão de tubos.jpg

O programa do concerto inaugural incluiu composições de Pachelbel, Vivaldi, Bach, Bossi e Boellmann e foi repetido no domingo 04 de fevereiro, sendo ambos os concertos de entrada gratuita para os fiéis. “Uma vez por mês, aos domingos, se poderá usar, porque os organistas tem que ir praticando e utilizando o instrumento”, explicou o pároco da Catedral, Padre Oscar González ao jornal ‘La Nación’. “Logo iremos usá-lo de forma progressiva”.

A fabricação do instrumento levou mais de um ano e foi realizada na Itália, enquanto que a montagem do mesmo na Catedral exigiu mais de um mês de trabalho. O novo órgão conta com 1,605 tubos, 29 registos, dois teclados manuais de 61 notas cada um, um pedal e oito combinações ajustáveis para 64 comandos de memória, sendo o maior do Paraguai. Calcula-se um peso de mais de cinco toneladas, pelo qual se requiriu um trabalho de reforço estrutural do templo.

Segundo informou Enrique Alfonso, Diretor da Schola Cantorum e do Coro Papal da Arquidiocese, o novo órgão “é indispensável para atender a alta responsabilidade da música, que exerce uma verdadeira função ministerial no serviço da liturgia, cuja finalidade é a glorificação de Deus e acompanhamento na evangelização”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas