Gaudium news > Cinzas dos defuntos devem ser sepultadas em lugar sagrado, recorda Bispo mexicano

Cinzas dos defuntos devem ser sepultadas em lugar sagrado, recorda Bispo mexicano

México – Aguascalientes (Quarta-feira, 14-02-2018, Gaudium Press) O Bispo de Aguascalientes, México, Dom José María de la Torre Martín, recordou aos fiéis as normas da Igreja sobre o adequado manejo das cinzas dos defuntos por parte dos fiéis a fim de recordar a doutrina sobre a ressurreição dos corpos e evitar aparições de filosofias panteístas, naturalistas ou niilistas. Os restos mortais dos fiéis defuntos, ainda que tenham sido cremados, devem ser devidamente depositados em um lugar sagrado.

Cinzas dos defuntos devem ser sepultadas em lugar sagrado, recorda Bispo mexicano.jpg

“O corpo morto não é propriedade privada dos parentes, é um filho de Deus que faz parte do povo de Deus; temos que superar este pensamento individualista”, expressou o prelado, que comentou as cláusulas de um documento da Congregação para a Doutrina da Fé em que a Igreja recorda as normas sobre o trato adequado dos restos mortais dos defuntos. “As cinzas e fragmentos ósseos não podem ser conservados em casa, porque com isso se priva a comunidade católica de recordar do defunto; devem ser levadas a um cemitério ou templo”, afirmou, segundo informou o El Heraldo.

A Igreja recomenda o enterro como a forma de sepultura idônea para os fiéis, já que recorda a esperança na ressurreição dos corpos no final dos tempos, mas aceita a incineração dos restos mortais sempre que os motivos para a escolha desta opção não estejam relacionados com o desprezo da Fé. Em qualquer caso, os restos devem ser enterrados em um lugar sagrado. “Há pessoas que seguem espalhando as cinzas na água, terra e ar, mas devem estar conscientes da proibição que há neste sentido”, recordou o Bispo.

Dom De la Torre aconselhou aos familiares do falecido acudir aos sacerdotes da Paróquia a qual pertencem para esclarecer quaisquer dúvidas que possam ter sobre o respeito devido aos restos mortais do defunto e a disciplina da Igreja na matéria. Da mesma forma, recordou que muitos dos templos recentes contam com espaços próprios construídos para depositar as cinzas dos familiares em nichos especiais. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas