Gaudium news > Paróquia São Tiago Menor, em Maïn: um oásis católico na Jordânia

Paróquia São Tiago Menor, em Maïn: um oásis católico na Jordânia

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 15-02-2018, Gaudium Press) A pequena igreja de São Tiago Menor, que fica em Main, nas proximidades de Madaba, na Jordânia, atrai famílias até da capital Amã.

Os fiéis católicos procuram esse oásis de espiritualidade católica, que sobrevive em um país oficialmente não cristão, para a celebração de um batismo, para um acompanhamento espiritual, para uma confissão ou para pedir orações e sentir o conforto de estar em um local abençoado pela presença do Santíssimo Sacramento em um país oficialmente não cristão e com um número pequeno de católicos e de Igrejas.

Pequena Família da Anunciata

Irmã Isabel, que vive na comunidade da Pequena Família da Anunciata, em Main, assim explica o segredo da Paróquia de São Tiago Menor, em Maïn, de fato um verdadeiro oásis para onde muitos cristãos se dirigem para fortalecerem-se espiritualmente:

“As pessoas sabem que vindo aqui não vem somente à paróquia, mas que encontrarão uma família pronta para escutá-los. A nossa igreja não propõe atividades; somente a presença e a oração contam e isto é o que as pessoas vem buscar”.

Na Paróquia de São Tiago Menor, reza-se o terço duas vezes por dia, canta-se a Liturgia das Horas, há espaço para orações pessoais, em comum ou particularmente. As meditações pessoais, as orações de quietude que conduzem os “peregrinos” alimentarem sua espiritualidade e satisfazer sua sede de sobrenatural.

Quem deu oportunidade para o surgimento da Paróquia foi Dom Giacomo Beltritti, que, na ocasião, era Patriarca de Jerusalém dos Latinos. Ele enviou para Maïn, em 1983, uma comunidade da Pequena Família da Anunciata, com a missão de oferecer uma presença amorosa aos cristãos.

Em Maïn vivem cerca de dois mil cristãos, latinos e melquitas. Mas na Missa dominical de rito latino participam cerca de vinte fiéis.

Testemunho católico

Como muitas paróquias rurais, a de São Tiago Menor sente a migração das jovens famílias para os grandes centros, em busca de melhores oportunidades.

Mas a pequena igreja atrai famílias de Amã, a capital, e de Madaba, para celebrar um batismo, para um acompanhamento espiritual, para a confissão ou para pedir oração:

“Os cristãos percebem que aqui existem pessoas de Deus e que a intercessão delas é eficaz”, afirma Dom William Hanna Shomalli, Vigário Patriarcal para a Jordânia.

A Pequena família da Anunciata é formada por quatro irmãs e por três irmãos, entre os quais padre Athos Righi, ex-superior da comunidade.

A Missa, a Liturgia das Horas e todas as orações são em árabe.
“Falar a língua deles nos permitiu construir relações duradouras com as famílias. Um testemunho para toda a comunidade de Maïn, principalmente muçulmana, que nos vê viver e rezar”, afirma Irmã isabel. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações L’Osservatore Romano)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas