Gaudium news > Proposta de jejum de Quaresma nas Filipinas: abandonar o vício nas redes sociais

Proposta de jejum de Quaresma nas Filipinas: abandonar o vício nas redes sociais

Filipinas – Manila (Segunda-feira, 19-02-2018, Gaudium Press) O Secretário Executivo da Comissão de Jovens da Conferência Episcopal das Filipinas, Padre Cunegundo Garganta, aconselhou os jovens a reduzir o tempo de uso das redes sociais como uma forma de jejum oportuna durante o tempo da Quaresma. “Há coisas enriquecedoras (nas redes sociais), assim que continuem com isso, mas devemos aprender a reduzir o consumo de coisas que nos fazem desperdiçar nosso tempo”, indicou em uma transmissão de rádio.

Proposta de jejum de Quaresma nas Filipinas abandonar o vício nas redes sociais.jpg

“A demasiada participação nas redes sociais também pode ser uma perda de tempo. Passamos muito tempo em coisas que não são importantes”, indicou o sacerdote, que recordou que a renúncia a algum gosto é uma das práticas tradicionais de Quaresma que têm um significado espiritual profundo. Tanto o jejum como a oração e a esmola são propostos pela Igreja como a forma adequada de preparar-se para as solenidades do Tríduo Pascal.

O chamado do Secretário Executivo é muito oportuno nas Filipinas, um país que segundo um estudo da empresa britânica ‘We Are Social Ltd.’ permanece no topo das estatísticas do uso de redes sociais há três anos. Segundo calculou a organização, os filipinos podem gastar até quatro horas por dia no consumo de redes sociais como Facebook ou Twitter, com um tempo médio de 3 horas e 39 minutos que supera ao de países de grande consumo na região como a Tailândia e a Indonésia. Filipinas é o país que registra maior porcentagem de usuários de Internet que visitam a rede social Facebook, seguido pelo México e Turquia.

Como alternativa para fazer um uso adequado desses meios de comunicação, o Padre Garganta propôs oferecer a Deus a redução do uso das redes sociais na Quaresma e empregar essas mesmas redes para ampliar este propósito entre suas amizades publicando imagens e mensagens relacionadas ao tempo da Quaresma e empregando o tempo de navegação para procurar uma leitura ou um vídeo de conteúdo espiritual. “Escolha imagens e atividades que valham a pena compartilhar… que possam ter um impacto positivo não só para nós, mas também para os outros”, aconselhou. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas