Gaudium news > Catedral do México acolherá pregações em preparação à Semana Santa

Catedral do México acolherá pregações em preparação à Semana Santa

México – Cidade do México (Terça-feira, 20-02-2018, Gaudium Press) Com o objetivo de preparar a Semana Santa e a Páscoa da Ressurreição do Senhor, o Venerável Capítulo da Catedral Metropolitana do México iniciou no último dia 17 de fevereiro aos tradicionais sermões da Quaresma, que ocorrerão sempre aos sábados às 17h.

Catedral do México acolherá pregações em preparação à Semana Santa.png

As palestras, que são realizadas no Altar principal da Catedral, são guiadas pelo Cônego Teólogo da Catedral, Padre Julián López Amozurritia, que escolheu como tema central das palestras: “Nós pregamos a Cristo crucificado”, que se desenvolve a partir de diferentes perspectivas.

“A ‘Lectio Divina’, a segunda leitura do domingo, neste caso, a Carta de São Pedro, nos fez tomar consciência de como nosso Batismo depende da obra de Cristo realizada de uma vez por todas e para sempre. Então estamos despertando a consciência batismal que é um dos exercícios próprios da Quaresma”, comentou o sacerdote, que é citado pelo Sistema Informativo da Arquidiocese do México (SIAME).

Desta maneira, a temática central está dividida a cada sábado a partir de cinco sub-temas: no dia 17 de fevereiro se falou sobre “Aquela água era figura”; no 24 de fevereiro, “Deus está a nosso favor”; no dia 03 de março, “A loucura e a debilidade de Deus”; no dia 10 de março, “Com Cristo e em Cristo”; e no dia 17 de março, “Com fortes vozes e lágrimas”.

Estes são os primeiros sermões que serão feitos durante o ano na Catedral Metropolitana do México; outros ocorrem durante o Advento como preparação para o Natal. “A experiência demonstrou que há interesse por essas pregações já que elas são muito populares entre os fiéis”, sublinham a partir da SIAME.

Maratona de Confissões

Também por ocasião do tempo da Quaresma, o famoso templo celebrou uma maratona de Confissões. Esta, a sétima que acolhe a Catedral, ocorreu na sexta-feira, 16 de fevereiro, das 08h às 18h, com a participação de um nutrido grupo de fiéis.

A iniciativa teve por objetivo animar aos católicos a preparar-se espiritualmente para o tempo da Páscoa convocando-lhes a viver o Sacramento da Reconciliação para iniciar o caminho quaresmal. A jornada também foi realizada em datas importantes como o Advento, ou nos Jubileus, como o da Misericórdia celebrada em 2016, quando a Catedral organizou uma numerosa maratona do perdão.

Para a jornada de sexta-feira se contou com o apoio de sacerdotes da Arquidiocese do México, que confessaram em diferentes horários. Por concessão do Papa Francisco, foi possível confessar o pecado do aborto, tal como indicou na Carta Apostólica ‘Misericordia et misera’, que apresentou uma vez concluído o Ano Santo da Misericórdia.

Ali o Sumo Pontífice no número 12 indica: “para que nenhum obstáculo exista entre o pedido de reconciliação e o perdão de Deus, concedo a partir de agora a todos os sacerdotes, em virtude do seu ministério, a faculdade de absolver a todas as pessoas que incorreram no pecado do aborto. Aquilo que eu concedera de forma limitada ao período jubilar fica agora alargado no tempo, não obstante qualquer disposição em contrário”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas