Gaudium news > Igreja na Espanha promove Batismo coletivo na fonte batismal de Santa Teresa de Ávila

Igreja na Espanha promove Batismo coletivo na fonte batismal de Santa Teresa de Ávila

Espanha – Ávila (Quinta-feira, 22-02-2018, Gaudium Press) No dia 04 de abril, todas as crianças -cujos pais desejarem- poderão ser batizadas no mesmo lugar onde Santa Teresa de Ávila recebeu o Batismo há 503 anos. O evento, que ocorrerá na mesma pia batismal onde a Santa tornou-se parte da Igreja, que se encontra na Paróquia de São João Batista, faz parte das atividades que acontecem este ano em Ávila por ocasião do Jubileu Teresiano.

Igreja na Espanha promove Batismo coletivo na fonte batismal de Santa Teresa de Ávila.jpg

O objetivo, conforme indicado no site oficial do Jubileu, é “dar maior destaque à comemoração do Batismo” da mística e doutora da Igreja. O sacramento será administrado por Dom Jesús García Burillo, Bispo de Ávila.

“O Batismo é um ato de suma importância para os cristãos, pois é a entrada à família da Igreja, o início de um caminho de Fé”, diz Jorge Zazo, delegado diocesano para o Ano Jubilar de Santa Teresa de Jesus, que é mencionado no site mencionado.

Este evento não ocorria na cidade espanhola desde 1915, quando se realizou um batismo coletivo por ocasião do 4º centenário de nascimento da Santa, que não foi realizado durante o 5º centenário realizado em 2015.

“Nós tiramos o espinho que tivemos nas celebrações do V Centenário, há três anos, onde houve uma certa carência ao não fazer especial alusão ao Batismo da Santa”, comentou Zazo.

Embora não seja comum que os Batismos sejam celebrados às terças-feiras, que é o dia correspondente ao 04 de abril, será um momento especial, já que a data coincide com a Oitava da Páscoa, por esta razão se espera que muitas crianças possam receber o sacramento.

“Os pais que queiram batizar neste dia aos seus filhos nesta celebração tão emotiva, devem entrar em contato com seu pároco, que iniciará o expediente e os documentos necessários”, é o convite feito pelos promotores do Jubileu Teresiano.

Quaresma com Teresa de Jesus

Também por ocasião do Jubileu, a cidade de Ávila acolherá vários encontros para viver a Quaresma com a reformadora da Ordem do Carmelo. Um deles ocorrerá no sábado, 24 de fevereiro às 17h com as “Meditações da Paixão com Santa Teresa de Jesus”, que vem realizando desde 2013 os Padres Carmelitas.

Na ocasião, as imagens de Santa Teresa em Êxtase e o Cristo atado à coluna, que é uma réplica do original de Gregorio Fernández, sairão em procissão. O percurso será pelas ruas centrais da cidade enquanto se meditam textos teresianos, inspirados no encontro da Santa com o “Cristo muito chagado” ocorrido em 1554 no Mosteiro da Encarnação, como a própria Santa descreveu em seus escritos.

Neste mesmo dia, o templo jubilar de São Tomás acolherá uma celebração penitencial, muito similar à realizada em 2015, ano do 5º centenário de nacimiento de Teresa de Jesus. É nesta igreja onde a Santa espanhola se aproximava do sacramento da reconciliação. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas