Gaudium news > Torre dos Clérigos recebe número recorde de visitantes em 2017

Torre dos Clérigos recebe número recorde de visitantes em 2017

Portugal – Porto (Sexta-feira, 23-02-2018, Gaudium Press) A Irmandade dos Clérigos anunciou que no ano de 2017 a Torre dos Clérigos, obra arquitetônica emblemática da Diocese e da cidade do Porto, em Portugal, recebeu 665.785 visitantes, 7% a mais em relação ao ano anterior, batendo o recorde de visitas até então. A expectativa para este ano é continuar neste ritmo crescente.

Torre dos Clérigos recebe número recorde de visitantes em 2017.jpg

Com o objetivo de contabilizar com mais precisão o número de visitantes, estão em funcionamento desde o dia 1º de janeiro de 2018, sensores que foram instalados na entrada do edifício. Segundo a Irmandade dos Clérigos, através dos sensores se poderá “distinguir os que visitam apenas a Igreja dos que adquirem bilhete para acesso aos Museus e à Torre Clérigos”.

Tratando ainda dos números de 2017, a entidade recordou as 22 iniciativas solidárias que apoiaram com 500 mil euros diversas instituições majoritariamente da área de prestação de serviços de saúde, investigação, voluntariado hospitalar e apoio sócio-caritativo.

No ano passado a Torre dos Clérigos também foi palco para 365 concertos com os órgãos históricos de sua Igreja, 18 concertos no templo, no varandim e na escadaria, além da exposição temporária “The Best Furniture of The World”, em parceria com a Câmara Municipal de Paços Ferreira, que ficará aberta ao público até março de 2018.

“Este ano teria sido perfeito a todos os níveis caso não tivesse ocorrido a morte do nosso Bispo, o muito saudoso e querido Dom António Francisco dos Santos, bispo do Porto, por inerência nosso presidente honorário”, afirmou o presidente da Irmandade, Padre Américo Aguiar.

A Torre e a Irmandade dos Clérigos

A Igreja e a Torre dos Clérigos é um conjunto arquitetônico da cidade do Porto que remonta ao século XVIII, composto por três elementos principais: a Igreja dos Clérigos, a Casa da Irmandade e a Torre dos Clérigos. O conjunto arquitetônico foi classificado como Monumento Nacional em 1910.

A Irmandade dos Clérigos nasceu da união entre a Confraria de Nossa Senhora dos Clérigos Pobres, a Irmandade de São Pedro ad Vincula e a Congregação de São Filipe Neri, em 1707.

Anteriormente, essas três entidades se reuniam separadamente na Igreja da Misericórdia, o que continuaram a fazer mesmo após a junção e instituição da Confraria de Nossa Senhora da Misericórdia, de São Pedro ad Vincula e de São Filipe Neri, hoje designada, Irmandade dos Clérigos.

No ano de 1731 decidiram edificar uma sede própria e, em 28 de março de 1748, concluída a construção da nova igreja, mudaram-se definitivamente para a Igreja dos Clérigos. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas