Gaudium news > 37.º Encontro Nacional de Guias-intérpretes acontece no Santuário de Fátima, em Portugal

37.º Encontro Nacional de Guias-intérpretes acontece no Santuário de Fátima, em Portugal

Fátima – Portugal (Terça-feira, 27-02-2018, Gaudium Press) O 37.º Encontro Nacional de Guias-Intérpretes, tendo como tema “Rotas marianas em Portugal” encerra-se hoje no Santuário de Fátima.

27 37.º Encontro Nacional de Guias-intérpretes acontece no Santuário de Fátima, em Portugal.jpg

Este evento tem uma periodicidade anual, e um particular relevo no calendário do Santuário, onde a formação dos principais orientadores das peregrinações é encarada com como missão fundamental desde a primeira hora.

Foi o próprio reitor do Santuário de Fátima, o padre Carlos Cabecinhas, quem dirigiu as saudações e as boas-vindas 40 participantes do Encontro, os quais o reitor considerou como sendo “interlocutores muito particulares”, para este santuário mariano.

O reitor tratou do septenário de preparação para a celebração do Centenário das Aparições de Fátima.

Conforme indica o Site Oficial do Santuário, o septenário foi iniciado no ano de 2010 e orientou e deu rumo à celebração do Ano Jubilar de 2017. E nestes anos as três palavras-chave foram: “memória, gratidão e compromisso”.

“O Centenário das Aparições permitiu fazer memória do acontecimento Fátima, mostrando a sua atualidade e significação para o tempo presente”, disse, lembrando que “a gratidão assumiu forma celebrativa festiva”.

“O Centenário das Aparições foi ainda momento de compromisso. Outro aspeto relevante neste ciclo celebrativo foi a sua forte relação à mensagem de Fátima, com as iniciativas centradas na redescoberta, aprofundamento e vivência da mensagem deste lugar. Ficou evidente o impacto de Fátima na vivência cristã de tantas pessoas”, explicou o reitor.

O Pe. Carlos considera que todo esse itinerário “consolidou a internacionalização de Fátima”, ao “sublinhar a dimensão mundial de Fátima, quer como Santuário, quer como mensagem”.

E este fato foi visível através da “variedade de proveniências de peregrinos que, em cada ano, acorrem a Fátima, comprovam que este é, de facto, um Santuário global”.

Depois das palavras do reitor, falou o diretor do Departamento para o Acolhimento de Peregrinos, Pedro Valinho Gomes, falou sobre o tema ‘Maria, a peregrina que (se) faz caminho e o programa da tarde começou com o Itinerário do Peregrino.

Em Seguida, Marco Daniel Duarte, diretor do Museu e do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima falou sobre a imagem de Nossa Senhora: “‘Ornada do ouro mais fino’. As vestes, os mitos e as curiosidades da imagem de Nossa Senhora de Fátima”.

Na sua reflexão, o historiador falou da imagem de Nossa Senhora de Fátima como “um dos ícones mais importantes do catolicismo atual”.

O programa para hoje, terça-feira, dia 27 de fevereiro, acontece no Santuário de Vila Viçosa.

A 37.ª edição do Encontro de Guias-Intérpretes decorre este ano nas cidades de Fátima e Vila Viçosa, nos dias 26 e 27 de fevereiro, e tem como propósito a formação mas também dar a conhecer as iniciativas do Santuário de Fátima em cada novo ano pastoral.
O Encontro de Guias-Intérpretes tem um caráter anual e âmbito nacional. (JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas