Gaudium news > Cardeal presidente da Conferência Episcopal da Etiópia faz apelo pela paz

Cardeal presidente da Conferência Episcopal da Etiópia faz apelo pela paz

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 28-02-2018, Gaudium Press) Numa declaração citada pelo jornal ‘L’Osservatorio Romano’, o presidente da Conferência Episcopal da Etiópia e Eritreia, Cardeal Demerew Berhaneyesus Souraphiel, expõe sua profunda preocupação com o clima de violência em que a Etiópia se encontra há anos:

28Cardeal presidente da Conferência Episcopal da Etiopia faz apelo pela paz.jpg

“Embora nos orgulhemos do desenvolvimento do nosso país, estamos ao mesmo tempo entristecidos pelas recentes desordens e conflitos que estão se verificando na Etiópia. A perda de vidas humanas e a perda das propriedades, nos levam para traz ao invés de avançamos. Isso não é bom para o nosso país. Em vista disso, nós responsáveis religiosos nos comprometemos com os líderes políticos a tomar medidas adequadas capazes de trazer a paz e a serenidade”.

É vergonhoso o que acorre

Enquanto recordava que “somos todos filhos de Deus”, o cardeal arcebispo de Addis Abeba foi enfático ao afirmar que “as violências que estão ocorrendo na Etiópia são caracterizadas por divisões étnicas e pelo ódio. Tudo isso é muito triste e inaceitável para todas as religiões. Acima de tudo para nós etíopes é vergonhoso, porque esses não são nossos valores”.
Para o Cardeal isso justifica o apelo para que todos se comprometam com a paz e a “respeitar a vida e a dignidade da pessoa”.

Confiar: os etíopes podem esperar um futuro melhor

Os missionários e missionárias católicos oferecem diariamente uma grande contribuição à paz e à estabilidade do país.

Recentemente a missionária colombiana, Irmã Maria Regina Canale, declarou ao jornal L’Osservatore Romano:

“Nosso compromisso é para que as diferentes realidades do país coexistam em um ambiente sereno.
Nas nossas escolas e nos nossos jardins de infância, acolhemos adolescentes e crianças de diferentes religiões e grupos étnicos.

Muitos muçulmanos frequentam aos nossos institutos e, com as famílias, é estabelecida uma relação jovial e respeitosa.

Infelizmente, a Etiópia é um país muito pobre e a fome e a seca deixam feridas profundas na população e induzem alguns grupos a cometerem violências contra pequenas comunidades desestabilizando o já precário equilíbrio.

Devemos comprometer-nos diariamente e até o fim -sublinha a missionária na declaração ao ‘L’Osservatore Romano’- a evitar que o ódio se sobreponha sobre as relações cotidianas.

Mas também, graças ao apoio da Igreja Católica, presente com muitas missões, especialmente no sul do país, e de muitos missionários, os etíopes podem continuar a esperar por um futuro melhor”.) (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas