Gaudium news > Estigmas de São Francisco de Assis são tema de exposição na Galeria Nacional de Arte de Washington

Estigmas de São Francisco de Assis são tema de exposição na Galeria Nacional de Arte de Washington

Estados Unidos – Washington (Quarta-feira, 28-02-2018, Gaudium Press) Sob o título de “Terra Celestial: Imagens de São Francisco na Verna”, a Galeria Nacional de Arte em Washington, Estados Unidos, apresenta uma coleção de obras de arte sacra focada na recepção dos estigmas por parte de São Francisco de Assis em 1224. As obras expostas foram realizadas a partir do século XV e dão conta de um “evento sem precedentes na espiritualidade do Ocidente”, de acordo com Ginger Hammer, Curadora assistente do museu.

Estigmas de São Francisco de Assis são tema de exposição na Galeria Nacional de Arte de Washington.jpg

São Francisco de Assis “queria compreender o sofrimento que Cristo padeceu. O resultado de suas orações, segundo se reporta, foi que um Serafim ou um Anjo com seis asas se aproximou dele sustentou a imagem de Cristo na Cruz”, relatou Hammer ao Catholic News Service. “Quando o Serafim partiu, as feridas atuais da Paixão de Jesus Cristo foram transferidas para o corpo de Francisco. Isso que nunca havia acontecido antes e é bastante notável que através dos esforços algo místico dessa magnitude pudesse acontecer a um ser humano”.

A exposição da Galeria Nacional de Arte destaca o interesse que numerosos artistas tiveram sobre esta cena da vida de São Francisco. Com peças dos séculos XV ao XVIII, a exposição destaca aspectos valiosos da experiência de São Francisco como sua devoção, uma vida de alegria cristã, a promoção do amor para com os outros e a apreciação da natureza como criação de Deus.

As peças foram elaboradas em diferentes técnicas como gravuras, desenhos em tinta, esboços e até cortes de madeira coloridos à mão. “É um tema único para uma mostra na Galeria Nacional”, indicou Hammer. “Mas eu acho que é um tema realmente feliz. São Francisco promoveu a alegria. Há poucas pessoas que poderiam sentir desgosto diante de São Francisco de Assis”.

Segundo a curadora, a figura de São Francisco de Assis motivou uma enorme admiração tanto pelos católicos quanto pelos protestantes de seu tempo devido à santidade de sua vida e a austeridade em seu desejo de viver de maneira simples e entregar suas posses materiais. O testemunho do Santo foi de grande valor em um tempo de enormes transformações marcadas pela reforma protestante e a contra-reforma gerada pela Igreja Católica. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas