Gaudium news > Centenas de devotos do Padre Pio se reúnem em Roma

Centenas de devotos do Padre Pio se reúnem em Roma

Itália – Roma (Quinta-feira, 01-03-2018, Gaudium Press) Mais de 400 devotos de São Pio de Pietrelcina se encontraram em Roma para participar da Assembleia dos Grupos de Oração do Padre Pio da região italiana do Lacio. Evento que ocorreu no dia 23 de fevereiro na Igreja e Santuário de San Salvatore in Lauro -epicentro na Cidade Eterna da devoção ao sacerdote capuchinho- em torno do tema “Ao Deus que alegra minha juventude” e com a participação de cerca de 350 grupos.

Centenas de devotos do Padre Pio se reúnem em Roma.jpg

Momentos de oração, de formação e a Celebração Eucarística marcaram o encontro, que começou com a recitação do Santo Rosário e da Via Sacra, guiados por Dom Pietro Bongiovanni, pároco de San Salvatore in Lauro e coordenador regional dos grupos de oração do Padre Pio, que também ofereceu uma palestra dedicada ao tema da oração e da caridade. Ele destacou que atualmente “há grupos históricos, mas também belas realidades juvenis que estão se consolidando e estão sendo abertos novos caminhos”, ao referir-se a uma iniciativa que atualmente envolve cerca de três mil jovens que trabalham em um call center na região romana de Tiburtina, muitos dos quais participam a cada dia 23 do mês na Missa celebrada em San Salvatore em honra a São Pio de Pietrelcina.

Dom Bongiovanni comentou que com este numeroso grupo de jovens trabalhadores, “se está vivendo o espírito de uma Igreja em saída que levando a mensagem do Evangelho”, como tanto convidou o Papa Francisco, “estamos vendo a possibilidade de abrir um centro de escuta e uma pequena capela na organização com a ideia de organizar momentos de formação cristã voltados para todos”.

O pároco também destacou a presença do Grupo de Oração do Padre Pio dos Jovens, que hoje é composto por 80 estudantes universitários com idades entre 18 e 35 anos, e que nasceu há 20 anos. Para Dom Bongiovanni, representa “a embarcação principal, uma bela e alegre realidade da paróquia”, onde tem amadurecido muitas vocações ao sacerdócio e consagrados aos institutos seculares.

Durante a Assembleia também houve uma catequese a cargo do Padre Luciano Lotti, Secretário Geral dos Grupos do Padre Pio. O sacerdote se centrou no tema do poder de Deus que se manifesta na fraqueza, oferecendo exemplos bíblicos como o de David e Golias, e também dos santos do nosso tempo, como São João Paulo II, Madre Teresa de Calcutá e o próprio São Pio de Pietrelcina. “Pequenos desde o ponto de vista humano, mas grandes porque se deixaram transformar pelo amor de Deus e se converteram em um poderoso sinal de sua presença na humanidade”.

Dom Gianrico Ruzza, Bispo do Setor Central e Secretário Geral do Vicariato da Diocese de Roma, foi quem presidiu a Eucaristia. Na ocasião, o prelado convidou aos presentes a refletir sobre a responsabilidade dos grupos de oração da Igreja e os encorajou a somarem-se à Jornada de Oração pela Paz convocada pelo Papa e que teve lugar justamente na sexta-feira 23 de fevereiro, especialmente na tarefa de “aliviar, com a oração, o sofrimento daqueles que hoje vivem o drama da guerra”.

Os Grupos de Oração do Padre Pio, presentes já no mundo, são fruto do próprio ministério presbiteral do sacerdote capuchinho. Sua origem está nos fiéis que lhe acompanharam a quem o Santo recomendou orar e reunir-se em torno da oração. Os grupos oram em comum, participam da Missa, meditam sobre as Sagradas Escrituras, sendo sempre guiados por um sacerdote que os acompanha no caminho espiritual. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas