Gaudium news > Caminhada Penitencial reúne milhares de fiéis na Bahia

Caminhada Penitencial reúne milhares de fiéis na Bahia

Salvador – Bahia (Segunda-feira, 05-03-2018, Gaudium Press) A Caminhada Penitencial reuniu moradores das regiões de Cajazeiras e demais localidades baianas no último domingo, 4 de março. Com velas nas mãos, os fiéis realizaram um percurso de oito quilômetros, partindo da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, com destino à Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim.

 Caminhada Penitencial reúne milhares de fiéis na Bahia.jpg
Multidão percorreu as ruas da Cidade Baixa
Foto: Sara Gomes

Ao longo do trajeto, os fiéis tomaram conta das ruas da Cidade Baixa. A iniciativa é organizada pela Arquidiocese de Salvador.

Pela manhã, o Arcebispo e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, iniciou a Missa em frente à Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia, declarando que “a Caminhada Penitencial, que já é uma rica tradição de nossa Arquidiocese, tem o sentindo de nos lembrar que nós somos peregrinos nessa terra. Caminhamos para a Jerusalém celeste”.

Após a cerimônia, ocorreu, de fato, a Caminhada Penitencial. Ao mesmo tempo que os fiéis saíam em procissão da Conceição da Praia, na Matriz da Paróquia Nossa Senhora dos Mares, o bispo auxiliar, Dom Gilson Andrade da Silva, presidia a Missa para o público que se encontrava no Largo dos Mares.

Segundo Dom Gilson, “a Caminhada Penitencial é um dos momentos fortes de expressão da nossa Igreja aqui em Salvador, e no tempo da Quaresma tem um significado: primeiro, realmente, da necessidade de nos despojarmos, do sacrifício, para estarmos mais dispostos a ouvirmos a Palavra de Deus. Por outro lado, também é um testemunho de fé diante da cidade e também uma oportunidade para as pessoas pensarem que é preciso caminhar para a Páscoa”.

Passando pela Cidade Baixa, o Arcebispo Dom Murilo abençoou as famílias que acompanhavam a Caminhada Penitencial das janelas de casas e prédios.

No Hospital Santo Antônio, das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), o Primaz também concedeu uma benção e solicitou aos enfermos que rezassem pela Igreja de Salvador e pelo pastoreio dos bispos.

Mais tarde, após subirem a Colina Sagrada, entoando o hino do Senhor do Bonfim, os fiéis que estavam na frente da Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim observaram a vinda da imagem peregrina do Senhor do Bonfim, que foi carregada até chegar às mãos de Dom Murilo, Dom Gilson e Dom Estevam. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Salvador

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas