Gaudium news > Cardeal Bagnasco convida a recordar o caráter precioso do sacerdócio

Cardeal Bagnasco convida a recordar o caráter precioso do sacerdócio

Albânia – Tirana (Segunda-feira, 05-03-2018, Gaudium Press) O Cardeal Angelo Bagnasco, Arcebispo de Gênova, Itália, e Presidente do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) enviou uma mensagem aos participantes do Congresso Europeu de Delegados Nacionais para o Cuidado Pastoral das Vocações, reunidos em Tirana, Albânia, de 28 de fevereiro a 05 de março. Em seu comunicado, o purpurado convidou a recordar o caráter precioso e insubstituível do sacerdócio católico.

Cardeal Bagnasco convida a recordar o caráter precioso do sacerdócio.jpg

“Os homens não necessitam as qualidades humanas dos pastores, mas a amizade cordial de Deus que deve viver dentro de nós”, indicou o Cardeal. “Diante da situação de declínio no número de ocasiões nos países europeus, o presidente das CCEE convidou aos participantes a “pensar sobre as mudanças que estão ocorrendo, adaptar nosso cuidado pastoral, mantendo firmes os pilares da vocação, da formação e da missão sacerdotal e da missão dos homens e mulheres religiosos”.

O purpurado advertiu sobre uma surdez generalizada diante do chamado de Deus e recordou que a vocação é comunicada por Deus de maneira sutil. “A voz de Jesus não faz barulho e não se impõe ela mesma mas requer a atenção e a capacidade para o silêncio”, indicou o Cardeal Bagnasco. “Frequentemente pode ser sufocada por outras vozes”. Esta situação representa um desafio para a Igreja no mundo de hoje.

“A primeira maneira de reagir ao desafio é -junto a uma oração mais intensa- um redescobrimento da preciosidade insubstituível do sacerdócio, de sua beleza, de seu encanto”, propôs o purpurado. “Quando um sacerdote ou uma pessoa consagrada vive esse ‘estar com Ele’ de coração a coração em uma forma radical, então cada palavra, gesto, sacrifício, emana uma luz e uma beleza que apesar da pobreza e dos pecados revela o rosto do grande Pastor”.

O Cardeal fez um chamado à disponibilidade do acompanhamento espiritual para os jovens e motivou especialmente aos sacerdotes a permanecerem junto a eles. “Devemos motivar as famílias cristãs a não ter medo de perder seus filhos se eles são chamados e a orar ao Senhor pela graça de uma vocação em seu ventre”, concluiu o Cardeal Bagnasco. “Devemos motivar as paróquias, os movimentos, as associações, os grupos de jovens para que, de maneiras apropriadas façam brilhar a proposta do sacerdócio e da vida consagrada”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas