Gaudium news > “Quaresma é tempo de saída de nós mesmos”, afirma Arcebispo da Paraíba

“Quaresma é tempo de saída de nós mesmos”, afirma Arcebispo da Paraíba

João Pessoa – Paraíba (Terça-feira, 06-03-2018, Gaudium Press) No período quaresmal, os cristãos são convidados a percorrer um itinerário espiritual com 40 dias de oração intensa, jejum e penitência, a fim de se prepararem para a Páscoa.

Quaresma é tempo de saída de nós mesmos, afirma Arcebispo da Paraíba.jpg

De acordo com o Arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson, “sabemos que os 40 dias se referem aos 40 anos do Êxodo”, e sendo assim, “é um tempo suficiente para um caminho de libertação. Assim aprendemos da Igreja”.

“O Filho de Deus se entregou por toda a humanidade nas mãos dos homens, padeceu todo tipo de suplício, maltratado, injuriado, fizeram-no carregar a cruz, no calvário pregaram-no no madeiro e o ergueram entre bandidos. Sua morte cruenta transformou-se em remédio de salvação para todos nós. Mas o Pai, que é Deus, o ressuscitou glorioso”, enfatizou o arcebispo, referindo-se ao fato de que a espiritualidade quaresmal proporciona a acolhida do Ministério Pascal, da Paixão, Morte e Ressureição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Segundo Dom Delson Durante os 40 dias da Quaresma, que tiveram início na Quarta-Feira de Cinzas e se estendem até o Domingo de Ramos, os cristãos deverão vivenciar o espírito do Êxodo, pois “como Povo de Deus, conduzido pela sua Palavra, sairemos da Terra da Escravidão, do pecado (egoísmo, maldade, injustiça, violência, hedonismo, vícios) para a Terra Prometida da realização das Promessas Divinas em relação à humanidade”.

“Quaresma é tempo de saída de nós mesmos, mundo de fraqueza e fechamento, para irmos ao encontro do outro, mundo da abertura e fortalecimento, na convivência amorosa e fraterna”, lembrou o prelado.

Ainda conforme Dom Delson, a Quaresma é um tempo favorável para a mortificação. “Sabe-se que Adão continua a cair quando pecamos, mas a Igreja recorda sempre que o pecado não tem a palavra final em nossas vidas. O tempo da Quaresma é um caminho pedagógico que forma o homem interior, que o conduz à Vitória Pascal de Cristo. Portanto, Quaresma é saída, saída da vida velha para a vida cheia da esperança de Cristo!”.

Concluindo, o arcebispo ressaltou: “com a Virgem Maria, somos seguramente conduzidos aos últimos momentos dramáticos de Seu Filho, Jesus Cristo. E com Ela celebramos com alegria o “vencer” de Deus sobre os nossos pecados e escuridões”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas