Gaudium news > Festa da Penha deve reunir milhares de devotos no Espírito Santo

Festa da Penha deve reunir milhares de devotos no Espírito Santo

Vitória – Espírito Santo (Quarta-feira, 07-03-2018, Gaudium Press) “Virgem da Penha, minha alegria” será a temática que envolverá os tradicionais festejos em honra a Nossa Senhora da Penha, Padroeira do Espírito Santo.

Festa da Penha deve reunir milhares de devotos no Espírito Santo.jpg

As celebrações preparatórias terão início no dia 1º de abril, com o Oitavário da festividade, que se estenderá até o dia 9 do próximo mês.

Cerca de 1,5 milhão de peregrinos são esperados no tradicional Convento da Penha, que foi erguido pelos franciscanos em 1558.

Sobre o convento, o seu guardião, Frei Paulo Pereira, afirmou que a missão do local “se estende para além do aspecto devocional, supera os espaços dos exercícios de piedade, amplifica a dimensão da penitência e da romaria”.

“O Convento, ao longo do tempo, foi convertido no ícone da identidade do povo capixaba; não erra quem diz que todo capixaba tem uma parte do Convento no seu coração. Tais elementos justificam o gigantismo da Festa da Penha”, disse Frei Paulo.

A Festa da Penha deste ano, que teve o tema extraído do hino composto por Frei Alfredo Setaro e Padre João Lírio Tagliarico há 60 anos, contará com onze romarias e uma Remaria, entre elas a tradicional Romaria dos Homens, que tem a maior participação de todo o Oitavário.

A Romaria dos Homens teve origem em 1958, e até hoje, chega a reunir um número expressivo de fiéis: aproximadamente 500 mil participantes, que percorrem 14 quilômetros entoando cânticos e orações.

Esta iniciativa espiritual ocorre no primeiro sábado após a Páscoa, à noite, saindo da praça da Catedral Metropolitana de Vitória até o Parque da Prainha, quando acontece a celebração eucarística por volta das 23h30.

“Pode-se afirmar que a alma da Festa da Penha tem a marca da boa vontade e do generoso serviço”, explicou Frei Paulo, referente a quantidade de voluntários que auxiliam o público durante as romarias da celebração.

Considerada a maior manifestação religiosa do Espírito Santo, a Festa da Penha é também a terceira maior festa religiosa do país, atrás apenas da Festa da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, no Estado de São Paulo, e a do Círio de Nazaré, em Belém, no Pará. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações do site www.franciscanos.org.br

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas