Gaudium news > A nova evangelização no contexto indiano: tema de simpósio das POM

A nova evangelização no contexto indiano: tema de simpósio das POM

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 08-03-2018, Gaudium Press) “A Nova Evangelização no contexto indiano” é o tema do simpósio nacional organizado, em Bangalore, pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) da Índia.

O Simpósio que se iniciou ontem e deve ir até o dia 09 tem a participação de bispos, especialistas, teólogos e delegados de toda a Índia e também do Vaticano.

O diretor nacional das POM na Índia, Pe. Faustine Lobo, declarou para a Agencia Fides que “os objetivos do congresso são sobretudo dois: reiterar o compromisso da Igreja indiana para a nova evangelização, conforme sugerido por São João Paulo II, e encontrar novos caminhos, novas ideias para a evangelização no contexto indiano atual, marcado por fenômenos como a secularização e o comunitarismo”.

Segundo afirma o Padre Lobo, no ambiente social e político cada vez mais secularizado da Índia, “proclamar Cristo tornou-se mais difícil”.

Além disso, ressalta o sacerdote, o comunitarismo, ou seja, a polarização da sociedade segundo a divisão em comunidades étnicas e religiosas bem distintas, “é outro desafio para os cristãos no subcontinente.

Iniciativas de anúncio do Evangelho são consideradas proselitismo ou que incentivam à conversão, e são punidas, muitas vezes, por lei, ou provocam reações violentas da parte de alguns grupos extremistas.

O contexto é delicado e apresenta muitas dificuldades.
Por isso, explica Padre Faustine Lobo, somos chamados a buscar novos caminhos, novas modalidades e métodos para anunciar a Palavra de Deus”.

O Simpósio

O primeiro dia de encontro, foi dedicado à “consciência da nova evangelização’, tendo sido aberto pelo Cardeal Cardeal Oswald Gracias que é o Presidente da Conferência Episcopal Indiana.

O Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella, falou sobre a evolução do conceito de “nova evangelização”.

Neste segundo dia, o Simpósio será centralizado na “nova evangelização hoje”, quando os participantes farão reflexões girando em torno das referências e conceitos expostos na Exortação apostólica “Evangelii Gaudium”.

Dom Franco Mulakkal, Bispo de Jalandhar, deverá fazer um pronunciamento onde aprofundará a temática do contexto indiano.

Dom Giampietro Dal Toso, Presidente das Pontifícias Obras Missionárias, deverá proferir uma palestra onde mostrará a contribuição das POM e, além disso, conduzirá um debate sobre o mês missionário extraordinário convocado pelo Papa para outubro de 2019.

Dia 9, quando o Simpósio será concluído, os participantes terão voltadas suas atenções na focalização do tema “nova evangelização em ação”, quando também, serão criados vários painéis e sairá a lume o documento final. (JSG)

 

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas