Gaudium news > Sínodo Arquidiocesano motiva pesquisa em escolas católicas de São Paulo

Sínodo Arquidiocesano motiva pesquisa em escolas católicas de São Paulo

São Paulo (Quinta-feira, 08-03-2018, Gaudium Press) A Arquidiocese de São Paulo, por meio do Vicariato Episcopal para a Educação e a Universidade, iniciou no último mês de fevereiro reuniões com todas as escolas católicas arquidiocesanas, a fim de realizar uma extensa pesquisa, motivada a partir das orientações do Sínodo Arquidiocesano, aberto oficialmente no dia 24 daquele mês.

Sínodo Arquidiocesano motiva pesquisa em escolas católicas de São Paulo.jpg

As escolas foram agrupadas de acordo com a região episcopal na qual estão situadas.

Na primeira reunião, na Região Santana, Dom Carlos Lema Garcia, Vigário Episcopal para a Educação e a Universidade, e o Padre Vandro Pisaneschi, Coordenador de Pastoral do Vicariato, explicaram como será a participação das instituições de ensino.

Através de uma parceria com a Avaliativa – empresa especializada em avaliações educacionais -, o Vicariato deseja que cada escola vivencie uma experiência sinodal, ou seja, que possa olhar para a própria realidade e valorizar os aspectos positivos e melhorar aqueles a serem aperfeiçoados, especialmente no que se refere à participação na missão evangelizadora da Igreja dentro da Arquidiocese.

“Queremos auxiliar as escolas a refletirem sobre sua identidade católica e pensarem em propostas que ajudem a aperfeiçoar sua missão eclesial. Todos os questionários serão respondidos por meio de uma plataforma digital, respeitando o anonimato dos participantes, e somente a escola terá acesso ao resultado detalhado da sua pesquisa”, explicou o Padre Vandro, em reportagem ao jornal arquidiocesano “O São Paulo”.

Ainda conforme o sacerdote, “a ideia é fazer um grande levantamento de dados, com questões que possibilitem conhecer o perfil religioso dos alunos, professores e familiares, e o que eles pensam e esperam da Igreja e das escolas católicas que escolheram para estudar ou trabalhar”.

A partir dos resultados obtidos, o Vicariato espera que a escola crie um plano de ação direcionado à valorização daquilo que está caminhando bem e ao aperfeiçoamento do que for percebido como aquilo de deve ser melhorado.

No final de 2018, cada escola entregará um relatório ao Vicariato, elaborado por uma comissão formada pela própria escola.

No documento, a escola indicará o que a pesquisa lhe mostrou, com eventuais iniciativas a serem desenvolvidas, com a finalidade de melhor responder a sua missão eclesial e comunitária.

“A partir desses dados, todos os representantes refletirão sobre a situação das escolas católicas, destacando os dados positivos e as melhores iniciativas sugeridas. Em uma segunda e última assembleia, será redigido um relatório final do Vicariato a ser oferecido como contribuição das escolas católicas de São Paulo à assembleia sinodal conclusiva de toda a Arquidiocese, em 2020”, disse o Coordenador de Pastoral.

A Região Episcopal Belém também já recebeu a proposta do Vicariato.

A expectativa é que até o final de março, o Vicariato já tenha se encontrado com as escolas de todas as regiões.

“A recepção por parte das escolas está sendo muito positiva. As escolas estão felizes com esta possibilidade de comunhão, partilha e conversão que o sínodo está oferecendo”, ressaltou o Padre Vandro. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de São Paulo

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas