Gaudium news > Paróquias de Itajaí (SC) comemoram 50 anos de criação

Paróquias de Itajaí (SC) comemoram 50 anos de criação

Itajaí – Santa Catarina (Quarta-feira, 14-03-2018, Gaudium Press) A cidade de Itajaí, localizada a mais de 94 quilômetros da capital catarinense Florianópolis, celebra em 2018 um momento considerado único: as paróquias dedicadas a Nossa Senhora de Lourdes, São Cristóvão, São João Batista e São João Bosco festejam 50 anos de fundação.

Paróquias de Itajaí (SC) comemoram 50 anos de criação.jpg

Em 17 de março próximo, às 18h, as igrejas celebrarão juntas a Missa de Ação de Graças, presidida pelo Arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck, no Complexo da Marejada, em Itajaí.

Durante o início do desenvolvimento do município, havia somente uma paróquia, a do Santíssimo Sacramento.

Em 1968, o então Arcebispo de Florianópolis, Dom Afonso Niehues, resolveu criar mais quatro paróquias na cidade, sendo uma delas a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Fazenda, na qual alguns moradores da comunidade realizaram a construção de uma capela.

Por sua vez, a capela São Cristóvão foi elevada à condição de paróquia no dia 18 de fevereiro de 1968, por Dom Niehues. Atualmente conta com 17 comunidades e duas comunidades de vida, e está localizada em grandes bairros de Itajaí, como Cordeiros, Costa Cavalcanti, Salseiros, Espinheiros, Espinheirinhos, Murta e São Roque.

Em 1957 foi criada, no bairro São João, a capela de São João Batista. Pertencente à Igreja do Santíssimo Sacramento, passou a ser paróquia no dia 25 de fevereiro de 1968.

Por fim, localizada no bairro Dom Bosco, também em Itajaí, a Paróquia São João Bosco foi fundada no dia 3 de março de 1968. Hoje, a igreja tem quatro comunidades: Nossa Senhora das Graças, São Judas Tadeu, Santa Teresinha do Menino Jesus e a Matriz São João Bosco. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Florianópolis

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas