Gaudium news > Dominicanos dos EUA criam programa de formação tomista para crianças

Dominicanos dos EUA criam programa de formação tomista para crianças

Estados Unidos – Washington (Quarta-feira, 14-03-2018, Gaudium Press) TJ Burdick, um dominicano secular que preside o Instituto Dominicano dos Estados Unidos, criou um chamativo programa para cumprir uma função ambiciosa: ensinar crianças de 04 à 13 anos aspectos da filosofia de São Tomás de Aquino. De acordo com Burdick, o tomismo “chama a atenção das crianças porque seus ensinamentos apelam aos princípios humanos mais básicos: a verdade e a lógica”.

Dominicanos dos EUA criam programa de formação tomista para crianças.jpg

“Eu acredito que quanto mais cedo você introduzir as verdades da Fé Católica para o seu filho, estas serão mais duradouras e eles serão mais fiéis à Fé, porque o experimentaram intimamente com sua família”, indicou Burdick a CNA . “Creio que não damos aos nossos filhos o crédito suficiente. Eu sei que essas crianças podem fazer muito mais do que esperamos delas. Somente temos que ser suficientemente corajosos para desafiá-las e suficientemente conhecedores para sermos capazes de responder quando elas crescerem no entendimento da Fé Católica”.

O programa assume a forma de uma publicação periódica que expõe um plano de aulas de duas semanas elaborado por educadores católicos profissionais. Cada edição inclui uma frase simplificada da Suma Teológica para que as crianças memorizem, um versículo da Bíblia para ser meditado através da ‘Lectio Divina’ e a história de um Santo a qual a criança pede intercessão durante a semana. Além disso, as crianças leem uma situação que os convida a viver suas vidas com maior virtude e seus pais leem um texto sobre a Doutrina Católica. Outras ferramentas incluem páginas para colorir, jogos familiares, atividades e ideias de artesanato.

“Há alguns anos eu me tornei um leigo dominicano e me apaixonei por todas as coisas de São Tomás de Aquino. Esta era a época na qual os meus próprios filhos estavam entrando na escola e pensei sobre como poderia ajudar em sua educação católica”, relatou Burdick a ‘National Catholic Register’. “Fiz o que os bons professores fazem: comecei a montar planos de aula. Já que estava estudando Santo Tomás de Aquino, era lógico apresentar esses ensinamentos nas lições que eu estava criando para meus próprios filhos e torná-los compreensíveis para todos, incluindo minhas filhas que tinham 04 e 05 anos de idade no momento em que comecei a criar ‘Pequenos Tomistas'”.

Burdick descreveu a iniciativa como uma peça-chave no quebra-cabeça da nova Evangelização ao envolver as crianças no conhecimento mais profundo da Fé Católica. A inspiração em São Tomás de Aquino permite aproveitar uma grande riqueza que muitas pessoas consideram complexas. “Nosso trabalho em ‘Pequenos Tomistas’ é retirar os obstáculos que impedem as crianças de compreender as verdades que São Tomás de Aquino colocou em seu trabalho escrito, de forma que possam aprender a amar sua Fé Católica ao lado de seus entes queridos”, concluiu. “E eu acho que estamos fazendo um ótimo trabalho nisso”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas