Gaudium news > Capela do Santo Sudário de Turim se prepara para veneração extraordinária

Capela do Santo Sudário de Turim se prepara para veneração extraordinária

Itália – Turim (Sexta-feira, 16-03-2018, Gaudium Press) Várias são as iniciativas que as Dioceses do mundo estão organizando por ocasião do Sínodo dos Bispos que acontecerá em Roma em outubro próximo com o tema “Os jovens, a Fé e o discernimento vocacional”. Uma delas será a extraordinária veneração do Santo Sudário de Turim, que ocorrerá em agosto e contará com a presença de jovens das Dioceses do Piemonte italiano.

Capela do Santo Sudário de Turim se prepara para veneração extraordinária.jpg

A Catedral de Turim começou na quarta-feira, 14 de março, os trabalhos de adaptação da Capela do Sudário para a extraordinária veneração dos jovens, que não será uma exposição como a que ocorreu em 2015 por ocasião do Bicentenário do nascimento de São João Bosco, mas um momento de oração, contemplação e reflexão diante da relíquia da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Conforme relatado pela Diocese de Turim em um comunicado de imprensa, para o início dos trabalhos de adaptação se contou com a presença do Arcebispo de Turim e Custódio Pontifício do Santo Sudário, Dom Cesare Nosiglia, que, juntamente com o responsável regional da Pastoral Juvenil, o Padre Don Luca Ramello, e o presidente da Comissão Diocesana para o Sudário, o Padre Roberto Gottardo, está animando a iniciativa.

As obras que estão sendo realizadas consistem na iluminação dos arredores da capela, assim como a rota que guiará o acesso até onde se encontra o Santo Sudário, muito semelhante ao que foi realizado há três anos para a extraordinária exposição.

A veneração dos jovens piemonteses será enquadrada dentro da peregrinação que realizarão em preparação ao Sínodo de outubro. A romaria terá lugar de 09 a 12 de agosto, com a participação de jovens das 17 Dioceses da região. A turnê começará em Reggia di Venaria, para encontrar todos em Turim. Está previsto que os participantes da peregrinação cheguem à Catedral na tarde do dia 10 de agosto, momento em que terão a oportunidade de colocar-se em oração diante do Sudário; “ícone da morte do Senhor Jesus Cristo e também sinal extraordinário de esperança e vida nova”, como destaca a Diocese de Turim em nota de imprensa.

Uma vez completada a veneração do Santo Sudário, os jovens continuarão seu caminho até Roma, onde se encontrarão com o Santo Padre, junto com os jovens de toda a Itália, na vigília do sábado, 11 de agosto, e na Missa de domingo, 12.

“O amor deixa o sinal”, é o lema que foi escolhido para a peregrinação e veneração do Sudário de Turim, sendo continuidade do tema “O amor maior” que foi proposto em 2015 por ocasião da exposição extraordinária do Santo Sudário.

“É uma referência explícita ao Sudário, como um ‘documento’ incomparável escrito com as feridas da crucificação, no qual o olhar crente reconhece o sinal deixado pelo amor de Jesus Cristo”, explicam a partir do website oficial da peregrinação do Piemonte italiano. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas