Gaudium news > Papa presidirá cerimônia de “lava-pés” numa prisão de Roma

Papa presidirá cerimônia de “lava-pés” numa prisão de Roma

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 20-03-2018, Gaudium Press) A Missa vespertina de Quinta-feira Santa, com o rito de “lava-pés” na prisão ‘Regina Coeli’, de Roma, será presidida pelo Papa Francisco.

20Papa presidirá cerimônia de ?lava-pés? numa prisão de Roma.jpg

O anúncio foi feito hoje pelo Vaticano, através de um comunicado de imprensa. O início da celebração está marcado para as 16 horas do próximo dia 29 de março.

O Papa deverá visitar presidiários que estão doentes, na enfermaria da prisão. Durante a Missa, o rito do ‘lava-pés’ terá a participação de 12 dos detidos e, além disso, o Papa terá um encontro com alguns presos.

Não é a primeira vez

Esta será a quarta vez que Francisco dedica a celebração da tarde de Quinta-feira Santa aos presos:
em 2013, o Papa foi ao Instituto Penal para Menores (IPM) de Casal del Marmo, nos subúrbios da capital italiana, onde lavou os pés a 12 jovens de várias nacionalidades e religiões, incluindo duas moças.

Em 2015, o destino foi o complexo prisional de Redibia, em Roma, onde lavou os pés a 12 pessoas – seis homens e seis mulheres.

Em 2017, visitou a Casa de Reclusão de Paliano, Província de Frosinone e Diocese de Palestrina, a sul de Roma.

Em outros anos, não foram presidiários que estiveram na cerimônia.

Em 2014, a cerimónia de Quinta-feira Santa foi no Centro ‘Santa Maria della Providenza’, da Fundação Don Carlo Gnocchi, destinado à reabilitação de pessoas com deficiência e idosos, na periferia de Roma.
Dois anos antes,

Em 2016, o pontífice lavou os pés de refugiados no centro de acolhimento do asilo de Castelnuovo di Porto, que recebe sobretudo jovens refugiados e fica situado a cerca de 30 quilômetros ao norte do Vaticano.

Mudança do Ritual

Desde 2016 houve mudanças no rito do ‘lava-pés’ que foram introduzidas pelo Papa Francisco permitindo participação de mulheres na cerimônia.

A Igreja Católica inicia a celebração do Tríduo Pascal com a Missa da Ceia do Senhor, na qual se repete o gesto do ‘lava-pés’ da Quinta-feira Santa.,

Francisco decidiu modificou a rubrica do Missal Romano relativa ao lava-pés e estabeleceu que a participação no rito não seja limitada só aos homens e rapazes. (JSG)

 

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas