Gaudium news > Caminhando com Jesus, Rumo ao Calvário (5 e 6)

Caminhando com Jesus, Rumo ao Calvário (5 e 6)

Redação (Quarta-feira, 21-03-2018, Gaudium Press) Publicamos hoje duas estações da Via Sacra: “Simão Cirineu ajuda a Jesus a carregar a Cruz” e “Verônica enxuga o rosto de Jesus”.

Dois modos diferentes de ajudar a Nosso Senhor em sua via dolorosa. Duas formas diferentes de expressar amor ao Salvador. Dois exemplos de carregar a própria cruz.

5 - quinta.jpg

 

Quinta Estação

Simão Cirineu ajuda a Jesus a carregar a Cruz

 

V/. Nós Vos adoramos, ó Cristo, e Vos bendizemos.
R/. Porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo.

Passava por ali certo homem de Cirene, chamado Simão, que vinha do campo, pai de Alexandre e de Rufo, e obrigaram¬-no que Lhe levasse a cruz (Mc 15, 20¬21).

Os soldados romanos receiam que o Divino condenado venha a morrer, antes mesmo de chegar ao Gólgota. É urgente encontrar alguém que O auxilie a terminar o percurso.

O centurião que comandava os soldados romanos vê Simão. Quem era ele? Sabe¬se somente que era de Cirene, quase um anônimo. Porém, embora obrigado, ajudou a levar a cruz de Jesus, e de alguma forma cooperou com a obra da Redenção.

Oh! exemplo extraordinário para mim! Mesmo que fosse inocente, devo lembrar¬-me das palavras do Divino Mestre: “Quem não toma a sua cruz e não Me segue, não é digno de Mim” (Mt 10, 38).

É indispensável que eu tome a minha cruz, ou seja, aquela responsabilidade, aquela humilhação. A cruz da honestidade, da retidão de consciência e da prática da virtude. Sim, é preciso que eu seja perfeito.

Ó Jesus que neste passo de Vossa Paixão pedis a minha ajuda, quero seguir¬-Vos com a minha cruz. Mas, ajudai-¬me a ajudar-¬Vos, Senhor.

Pai¬ Nosso, Ave Maria, Glória

V/. Sagrado Coração de Jesus, vítima dos pecadores.
R/. Tende piedade de nós.

V/. Pela misericórdia de Deus descansem em paz as almas dos fiéis defuntos.
Amém.

 

6 - sexta.jpg

 

Sexta Estação

Verônica enxuga o rosto de Jesus

 

V/. Nós Vos adoramos, ó Cristo, e Vos bendizemos.
R/. Porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo.

Fazei brilhar sobre nós, Senhor, a luz da vossa face. Confiado na Vossa justiça, eu contemplarei a Vossa face; ao despertar, saciar¬-me-¬ei com a visão de Vossa imagem.(Sl 4, 7; 16, 15).

“Vera ícona”, ou seja, verdadeira imagem. Este é o significado do nome daquela que se compadeceu de Jesus e Lhe enxugou o rosto. Que poderia oferecer Ele, naquele momento, em retribuição por tão distinta atitude? A Sua verdadeira Face! Jesus quis deixar-¬nos esta preciosa mensagem: sempre que, de alguma forma, eu Lhe enxugar a Face, sua fisionomia se estampará em minha alma, serei outro Cristo. Sim, “christianus alter Christus”, o cristão é um outro Cristo.

Se, na vida de todos os dias, me empenhar em auxiliar o próximo a trilhar as vias do Evangelho, a buscar a Salvação, a face de Cristo se fixará em meu espírito, e eu me tornarei semelhante a Ele.

Senhor, compreendo agora, por um auxílio da Vossa graça, o Vosso mandamento: “Amai-Vos uns aos outros, como Eu vos tenho amado” (Jo 13, 34). Quereis de mim que eu seja atencioso com os necessitados de meu auxílio, bondoso para com os humildes, forte para com os orgulhosos.

Estou disposto a assim proceder.

Pai¬ Nosso, Ave Maria, Glória

V/. Sagrado Coração de Jesus, vítima dos pecadores.
R/. Tende piedade de nós.

V/. Pela misericórdia de Deus descansem em paz as almas dos fiéis defuntos.
Amém.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas