Gaudium news > Síndrome de Down: ninguém pode ser descartado, diz Papa

Síndrome de Down: ninguém pode ser descartado, diz Papa

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 22-03-2018, Gaudium Press) Com uma mensagem no twitter, o Papa Francisco recordou as pessoas com Síndrome de Down, no dia a elas dedicado internacionalmente:

“Ninguém pode ser descartado, porque todos somos vulneráveis. Cada um de nós é um tesouro que Deus faz crescer à sua maneira”.

Dia Internacional da Síndrome de Dowm

O objetivo da data, que é sempre celebrada anualmente em 21 de março, é conscientizar as pessoas sobre a importância da inclusão das pessoas com Down na sociedade. Neste ano a comemoração teve como tema “A minha contribuição à sociedade”.

O Papa não se limitou apenas à sua mensagem no tweet.

Francisco quis encontrar-se com um grupo de jovens e crianças portadores da Síndrome de Down, na Sala Paulo VI, antes da Audiência Geral da Quarta-feira.

Ele as abraçou e abençoou.

A responsável pelo setor de “Catequese para pessoas com necessidades especiais” da Conferência Episcopal Italiana (CEI), Irmã Veronica Donatello, estava presente na audiência e, para ela, esta data é importante também “para denunciar a vergonha das classes especiais”.

“Ninguém pode ser descartado” diz Francisco

No dia 21 de outubro de 2017, falando aos participantes de um Congresso promovido pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, o Papa Francisco destacou para seus ouvintes que “uma visão muitas vezes narcisista e utilitarista leva muitos, infelizmente, a considerar marginais as pessoas com deficiência, sem ver nelas a multiforme riqueza humana e espiritual”.

Sobre a situação de marginalização das pessoas portadoras de deficiências, inclusive da Sìndrome de Down, Francisco disse, ainda naquela ocasião:

“Está ainda muito acentuada na mentalidade comum uma atitude de rejeição desta condição, como se ela impedisse de ser feliz e de se realizar a si mesmo. Disto dá provas a tendência eugênica a suprimir os nascituros que apresentam alguma forma de imperfeição”.

“Na realidade, todos conhecemos muitas pessoas que, com as suas fragilidades, até graves, encontraram, mesmo com dificuldade, o caminho de uma vida boa e rica de significado. Assim como, por outro lado, conhecemos pessoas aparentemente perfeitas mas desesperadas! Contudo, é um perigoso engano pensar que somos invulneráveis: a vulnerabilidade faz parte da essência do homem.”

Cuidar dos pequenos é estar ao lado de Deus

Na homilia da Missa celebrada na esplanada da Igreja de São Pio de Pietrelcina, no último dia 17 deste mês de março, o Santo Padre afirmou que “quem cuida dos pequenos está do lado de Deus e vence a cultura do descarte.

Segundo Francisco, “Quem prefere os pequenos proclama uma profecia de vida contra os profetas de morte de cada tempo, mesmo de hoje, que descartam as pessoas, descartam as crianças, os idosos, porque não servem”. (JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas