Gaudium news > Cruz demolida é exibida em mais de 200 varandas da Espanha

Cruz demolida é exibida em mais de 200 varandas da Espanha

Espanha – Callosa de Segura (Quinta-feira, 22-03-2018, Gaudium Press) A demolição da Cruz de Callosa de Segura, na Espanha, teve um efeito contrário ao buscado pela Câmara Municipal em sua polêmica aplicação da chamada Lei de Memória Histórica. O monumento, longe de desaparecer, é agora exposto através de fotografias em mais de 200 varandas da cidade.

Cruz demolida é exibida em mais de 200 varandas da Espanha.jpg

“Como dizem os moradores: ocorreu um milagre, a cruz callosana foi erguida”, comentou o informativo ‘Espejo Español’ sobre a exibição pública das numerosas reproduções do monumento. A iniciativa responde também à polêmica multa de 100 euros diários a uma vizinha que permitiu que se projetasse a partir de sua casa uma imagem da Cruz sobre a fachada da igreja de San Martin Bispo, onde o monumento estava localizado.

Os habitantes de Callosa de Segura tiveram um papel protagônico na defesa da Cruz já que se organizaram em um movimento de defesa que durante mais de 400 dias previu a atuação dos funcionários que pretendiam desmantelar o monumento. A Cruz foi finalmente demolida na madrugada do dia no qual iria se tornar pública uma sentença que protegia definitivamente ao símbolo cristão.

Os vizinhos continuaram apesar de tudo em sua defesa da Cruz, a qual qualificaram como um símbolo religioso não relacionado de maneira nenhuma com o franquismo. A sanção imposta à Teresa Tobacco pela projeção da Cruz foi interpretada como uma confirmação da inspiração ideológica anticristã da decisão. A iniciativa de pendurar as reproduções da Cruz nas varandas foi promovida como resposta às autoridades que pareciam se ressentir da presença de um monumento que agora é visível em toda a cidade. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas