Gaudium news > "Os voluntários são a alma da Jornada Mundial da Juventude", diz Arcebispo do Panamá

"Os voluntários são a alma da Jornada Mundial da Juventude", diz Arcebispo do Panamá

Panamá – Cidade do Panamá (Quinta-feira, 22-03-2018, Gaudium Press) A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada no Panamá em janeiro 2019 está cada vez mais próxima. Rumo a este evento que reunirá milhares de jovens de todo o mundo, na última quarta-feira, 21 março, foram abertas oficialmente as inscrições dos voluntários que apoiarão o encontro.

Os voluntários são a alma da Jornada Mundial da Juventude, diz Arcebispo do Panamá.jpg

O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa que contou com a presença do Arcebispo do Panamá e Presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ, Dom José Domingo Ulloa Mendieta, que observou que “os voluntários são a alma da Jornada Mundial da Juventude”, já que “eles oferecem seus talentos e seu tempo, além de um testemunho solidário que faz dos jovens o ativo mais importante no mundo de hoje”.

O prelado falou sobre a importância da figura do voluntário: “Em um mundo onde o egoísmo e egocentrismo atentam contra o amor e querem paralisá-lo, a figura do voluntário permanece como um grande antídoto esperançoso”.

Por esta razão convidou os jovens de todo o mundo à serem testemunhas e inscreverem-se como voluntários, recordando as palavras do Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, quando ele disse que o voluntariado “é o serviço mais bonito que podemos realizar como discípulos missionários”.

Por sua vez, Kabhir Pacheco, Diretor do Voluntariado, que já participou de jornadas anteriores precisamente como voluntário, assinalou que o voluntariado “surge como uma resposta a um chamado feito pelo Senhor para servir aos demais, deixando tudo para que outros estejam bem”.

Explicou que são fornecidos três pacotes pare a participação dos jovens que queiram ser voluntários da JMJ Panamá 2019. “Todos os pacotes de voluntários incluem transporte, seguro de saúde e kit”, indicou.

“Mais do que um pagamento, deve-se entender que trata-se de uma contribuição muito valiosa, não apenas para o evento, mas para a construção da paz, que é a razão de ser deste evento mundial”, explicou o secretário-executivo do COL, Victor Chang.

Ele comentou que a contribuição deles será muito importante durante a JMJ pois ajudarão a “repartir água, orientar aos peregrinos em seu próprio idioma ou inglês, e inclusive em funções ainda mais técnicas, como nos assuntos logísticos”.

A cada voluntário será atribuída uma função de acordo com o seu perfil, interesses e experiência, segundo os dados inseridos no formulário de candidatura. Chang explicou que já categorizou 95 funções em dois grupos: massivos e não massivos.

Os interessados não devem ter mais de 15 anos, e podem inscrever-se acessando a seção de voluntários do website oficial da JMJ Panamá 2019. Todos receberão uma credencial, a camiseta que o identifica para seu trabalho, e o kit peregrino; além disso terão também a oportunidade de assistir ao encontro de voluntários presidido pelo Papa Francisco uma vez concluída a JMJ. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas