Gaudium news > Milhares de fiéis prestam homenagem ao Arcebispo vietnamita falecido em Roma

Milhares de fiéis prestam homenagem ao Arcebispo vietnamita falecido em Roma

Vietnã – Saigon (Sexta-feira, 23-03-2018, Gaudium Press) O Arcebispo de Saigon, Vietnã, Dom Paul Bui Van Doc, foi sepultado no dia 17 de março no terreno do Centro Pastoral da Diocese de Saigon, após de ter sido transferido de Roma, onde faleceu durante a visita ‘ad limina’ dos Bispos vietnamitas ao Papa Francisco. A Missa em memória do prelado foi presidida pelo Presidente da Conferência Episcopal do Vietnã, Dom Joseph Nguyen Chi Linh, e concelebrada por 31 Bispos e por volta de 700 sacerdotes. Calcula-se que mais de dez mil pessoas estiveram presentes na homenagem póstuma ao prelado.

Milhares de fiéis prestam homenagem ao Arcebispo vietnamita falecido em Roma.jpg

A sentida cerimônia foi precedida pela expressão das condolências por parte dos Bispos para Arquidiocese de Saigon e a leitura da biografia do Arcebispo por parte do Padre Francisco Xavier Le Van Nhap, Presidente do Conselho Pastoral de Saigon. Também se deu a leitura das mensagens de condolências do Papa Francisco, da Congregação para a Evangelização dos Povos e da carta de condolências do Cardeal Secretário de Estado da Santa Sé.

A homilia foi encomendada ao Cardeal Pierre Nguyen Van Nhon, que pregou sobre a unidade da Igreja e da Santíssima Trindade e o ideal que norteou o falecido Arcebispo a buscar incansavelmente promover o “diálogo da salvação”, além de treinar numerosos seminaristas e orientar ao povo de Deus. Como tributo a este trabalho recordou as palavras do Apóstolo São Paulo: “Combati o bom combate, terminei a corrida, conservei a Fé”.

Os Bispos acompanharam ao falecido Arcebispo até sua sepultura junto ao túmulo do Arcebispo Paul Nguyen Van Binh. Após a celebração dos ritos, continuou alcançando um considerável fluxo de pessoas para prestar homenagem diante do novo túmulo do prelado onde ficou inscrito o lema “Deus é o meu prazer”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas