Gaudium news > Igreja no Chile convoca Congresso Eucarístico 2018

Igreja no Chile convoca Congresso Eucarístico 2018

Chile – Santiago (Sexta-feira, 23-03-2018, Gaudium Press) Entre os dias 15 e 17 de novembro de 2018, a Igreja no Chile celebrará um Congresso Eucarístico Nacional que acontecerá simultaneamente em todas as Dioceses do país. Esta decisão foi consignada em um decreto assinado pelos prelados da Comissão Permanente e a Comissão Pastoral da Conferência Episcopal em 21 de março.

Igreja no Chile convoca Congresso Eucarístico 2018.jpg

Entre as razões citadas pelos prelados para a realização do Congresso se incluiu “a necessidade de fazer da Eucaristia a fonte e ápice da vida da Igreja peregrina no Chile” e a “promoção da participação ativa, consciente e frutuosa os fiéis na Eucaristia dominical e de promover neles a digna e frequente recepção da Sagrada Comunhão”. Os Bispos também ressaltaram a importância de promover “o espírito de adoração de Jesus Cristo verdadeiramente presente na Eucaristia”.

O Congresso Eucarístico Nacional terá como lema: “O que Cristo faria em meu lugar?” e segundo o decreto de sua preparação “começará na Quinta-feira Santa e continuará ao longo do ano pastoral 2018, culminando na celebração da Solene Eucaristia no sábado, 17 de novembro de 2018”. Cada Bispo local promulgará um decreto de convocatória oficial que será lido na Missa Crismal de cada localidade. Os Bispos darão orientações gerais por meio de uma Comissão Nacional de Preparação para o Congresso Eucarístico e prepararão materiais para cada uma das etapas.

As Dioceses, por sua vez, terão liberdade para fazer adaptações do material e das propostas para a celebração e desenvolver iniciativas locais para adaptar o Congresso Eucarístico às realidades de cada lugar. Segundo informou a Conferência dos Bispos, o maior número de atividades do Congresso Eucarístico serão de caráter diocesano. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas