Gaudium news > Sermão do Encontro atrai centenas de fiéis em Mariana (MG)

Sermão do Encontro atrai centenas de fiéis em Mariana (MG)

Mariana – Minas Gerais (Quarta-feira, 28-03-2018, Gaudium Press) Duas missas foram celebradas simultaneamente em Mariana. A primeira aconteceu na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, enquanto a segunda teve lugar no templo dedicado a Nossa Senhora de Nazaré, no bairro São José.

Sermão do Encontro atrai centenas de fiéis em Mariana (MG).JPG

Encerrada a cerimônia na Igreja do Rosário, presidida pelo Arcebispo Dom Geraldo Lyrio Rocha, a Imagem do Senhor dos Passos e o Santo Lenho da Cruz foram transladados em procissão.

Durante a caminhada, três paradas foram feitas para a contemplação do Santo Lenho e dos Passos de Jesus no Calvário.

Enquanto isso, a Imagem de Nossa Senhora das Dores percorria as ruas do bairro São José em direção à Praça Minas Gerais. No local, o bispo auxiliar de Belo Horizonte, Dom Geovane Luís da Silva, realizou o Sermão do Encontro, que atraiu centenas de fiéis.

“Essa terça-feira da Semana Santa se apresenta a nós como aquele tempo favorável da graça do Senhor para fazermos uma experiência libertadora de reconciliação com nós mesmos, com o próximo e com Deus”, destacou Dom Geovane, logo no início do sermão.

Em seguida, o prelado falou: “este é o maior tesouro que possuímos: a nossa condição de filhos e filhas de Deus. Quando esquecemos a graça da filiação, nos distanciamos do amor do Pai e nos relacionamos com Ele como se Ele fosse um patrão cruel e intransigente, tornamo-nos escravos de nós mesmos, violentos no relacionamento com o próximo e, assim, assumimos a rebeldia do filho pródigo que renega a sua condição filial”.

Dom Geovane ainda explicou o porquê Maria Santíssima nunca abandonou seu Filho:

“Pelas ruas de Jerusalém, dá-se o reencontro de duas pessoas: Mãe e Filho, que agora se reencontram numa situação tremenda de dor. Um reencontro que Deus reservara para seu filho, um reencontro que serviria de alento e esperança para Jesus naquela hora que Ele mesmo chamou de ‘a hora do poder das trevas'”, disse.

Sermão do Encontro atrai centenas de fiéis em Mariana (MG) (2).JPG

No final, o bispo auxiliar pediu aos fiéis: “aproximai-vos, ó Senhora, contemplai o rosto do vosso Filho. Ensinai-nos hoje a contemplar o mundo e as pessoas com o olhar sapiente. Levai-nos ao encontro do Vosso Filho e fazei-nos tocar suas chagas gloriosas. Ajudai-nos a superar a tentação de sermos cristãos mantendo uma prudente distância das chagas do Senhor. Jesus, Filho de Davi, aproximai-vos. Deixai-vos tocar pelas mãos que vos embalaram na gruta fria de Belém, quando foste reclinado na manjedoura e envolvido em faixas”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Mariana

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas