Gaudium news > Museu de Arte Sacra (PE) lança catálogo para celebrar seus 40 anos

Museu de Arte Sacra (PE) lança catálogo para celebrar seus 40 anos

Recife – Pernambuco (Segunda-feira, 02-04-2018, Gaudium Press) A capital pernambucana receberá no próximo dia 3 de abril o lançamento do catálogo comemorativo aos 40 anos de fundação do Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe), entidade ligada à Arquidiocese de Olinda e Recife.

Museu de Arte Sacra (PE) lança catálogo para celebrar seus 40 anos (2).jpg

Com o catálogo, os admiradores da arte sacra poderão aprofundar seus conhecimentos e ver de perto parte das preciosidades artísticas do Estado criadas para aproximar o homem do Divino.

O Arcebispo Dom Fernando Saburido, um dos entusiastas da iniciativa, comparecerá ao lançamento, que acontecerá no Maspe, situado no Alto da Sé, em Olinda.

Função pastoral e de evangelização

De acordo com o diretor do espaço, Padre Rinaldo Pereira, um museu eclesiástico tem função pastoral e de evangelização, sendo ainda um local para se experimentar o transcendente e comungar com a experiência de fé inscrita e expressa em cada obra ou em cada objeto de culto.

O gestor do Maspe, sabendo do lançamento do catálogo, renova a sua convicção de que os museus são organismos vivos e lugares de fruição de vida:

“Esperamos que o Maspe continue sendo um monumento à fé, à cultura e à história do povo pernambucano, povo devoto e lutador e que ostenta corajosamente em sua bandeira a cruz de Cristo”, disse o Padre Rinaldo.

Sobre a apresentação do catálogo, Renata Borba, superintendente regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de Pernambuco (Iphan/PE), destaca que vale a pena ter contato com o Maspe e seu acervo, uma vez que “o Patrimônio Cultural se revela em cada ambiente e nos objetos ora evidenciados, talhados por mãos hábeis, em atitude de submissão e adoração”.

Mais de 200 peças de inspiração religiosa

Museu de Arte Sacra (PE) lança catálogo para celebrar seus 40 anos.jpgReunindo essa quantidade de objetos, oriundos dos séculos XVII a XX, o catálogo, que é também o primeiro do museu, é resultante de uma intensa pesquisa.

A publicação tem como organizadores o Padre Rinado Pereira e os membros da equipe técnica do museu, Anazuleide Ferreira e Iron Mendes, e é editada pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).

O conteúdo do catálogo encontra-se divido em 12 categorias, conforme os tipos de objetos de arte sacra e de arte religiosa católica do acervo: Santos Homens, Santos Negros, Santas Mulheres, Mater Dei, Kyrios, Objetos Litúrgicos, Vestes Litúrgicas, Relicários e relíquias, Santos de roca, Imagens e oratórios domésticos, Pinacoteca e Amostras e fragmentos da memória.

O diretor do museu lembrou ainda que, no dia do lançamento do catálogo, estarão expostos em destaque no museu as peças que compõem as chamadas das seções da publicação, entre elas, o oratório que retrata a crucificação de Jesus, feito em madeira e datado do século XVIII, da Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares.

Vale ressaltar, segundo informação do Padre Rinaldo, que o museu foi convidado a lançar o catálogo “Maspe 40 anos” no Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP), em data a ser definida.

A entidade pernambucana também estabeleceu uma parceria e cooperação técnica com o MAS-SP, buscando propiciar o intercâmbio de saberes em prol da Arte Sacra brasileira.

O Maspe

Inaugurado em 1977 nas instalações do antigo Palácio Episcopal da Diocese de Olinda e Recife, o museu conta com o apoio e parceria da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Arquidiocese de Olinda e Recife.

O Maspe está aberto à visitação de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. Os Ingressos custam R$ 5 (inteira) e R$ 2,50 (meia). (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Olinda e Recife

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas