Gaudium news > Jardins Vaticano terão imagem do Doutor da Igreja, São Gregório de Narek

Jardins Vaticano terão imagem do Doutor da Igreja, São Gregório de Narek

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 03-04-2018, Gaudium Press) Na próxima quinta-feira, 05 de abril, o Papa Francisco preside, ao meio-dia, nos Jardins Vaticanos, a cerimônia de instalação de uma imagem de São Gregório de Narek.

03.São Gregório de Narek.jpg

A imagem é uma obra do escultor armênio David Erevanci, e teve como modelo uma imagem que o Papa Francisco recebeu de presente do Presidente da República da Armênia, em junho de 2016. O escultor term 77 anos, vive na França e tem uma reputação internacional pelas suas obras expostas em diferentes partes do mundo.

Doutor da Igreja

Em 12 de abril de 2015, na Missa celebrada pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro, em memória do 1,5 milhão de mártires armênios, São Gregório de Narek foi elevado à categoria de Doutor da Igreja universal.

A imagem do Santo a ser inaugurada nos Jardins Vaticanos, tem 2 metros de altura, representa o Santo de Narek, com o olhar voltado para o céu, onde está representada também o romã, símbolo dos armênios.

São Gregório é celebrado no dia 27 de fevereiro no Martirológio Romano.

O Papa São João Paulo II fez referência a Gregório de Narek em diversos discursos, assim como em sua Encíclica Redemptoris Mater e em sua Carta Apostólica sobre o 1700º aniversário do batismo do povo armênio.

São Gregório é mencionado também no artigo 2678 do Catecismo da Igreja Católica.
O Santo de Narek é o autor de uma interpretação mística do “Cântico dos Cânticos” e de diversas outras obras poéticas.

Seu “Livro de Orações” -conhecido também como “Livro de Lamentações”- é um longo poema místico dividido em 95 seções e escrito provavelmente em 977 e que foi traduzido para diversas línguas e permanece, ainda hoje, como uma das mais importantes obras da literatura armênia. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas