Gaudium news > Cardeal Sarah dá conselhos sobre o Sacramento da Confissão

Cardeal Sarah dá conselhos sobre o Sacramento da Confissão

Itália – Roma (Terça-feira, 10-04-2018, Gaudium Press) 600 dos 895 Missionários da Misericórdia reunidos em Roma, Itália, participaram de uma conferência presidida pelo Cardeal Robert Sarah, Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos na Pontifícia Universidade Lateranense. O purpurado deu conselhos aos presbíteros sobre a melhor maneira de ministrar este Sacramento.

Cardeal Sarah dá conselhos sobre o Sacramento da Confissão.jpg

Os Missionários oraram juntos a liturgia das horas e depois escutaram as palavras do Prefeito, que fez comentários de tipo teológico, pastoral, histórico, litúrgico e canônico, pedindo aos sacerdotes uma adequada formação e preparação para celebrar de uma maneira melhor o Sacramento da Confissão. O Cardeal pediu para colocar fim à confusão dos fiéis que relatam com frequência: “Perguntei para três confessores e me disseram três coisas diferentes. Agora estou perguntando a você”.

“O confessionário não deve ser uma câmara de tortura, muito menos um laboratório para a experimentação doutrinal. Devemos evitar dar indicações contrárias à doutrina”, pediu o purpurado, segundo informações da Infocatólica. “As almas não necessitam ser enganadas, mas guiadas”. O Prefeito recordou que se os sacerdotes respeitam os elementos da Confissão os fiéis podem apreciar de uma melhor maneira a realidade do Sacramento e o efeito que este tem para devolvê-los a amizade com Deus.

O Cardeal Sarah pediu aos sacerdotes manter uma atitude de escuta e respeito aos penitentes de forma que não pareçam estar entediados ou cansados de escutar o mesmo, já que cada confissão é para o penitente uma experiência nova e, em algumas ocasiões, dramáticas. “Soubemos da existência de mensagens de texto de sacerdotes nas redes sociais durante a confissão! Creio que isto é um ateísmo prático”, alertou o Prefeito. “Não há um pecador maior em tal situação que o sacerdote”.

Finalmente o purpurado expôs que os fiéis têm a disposição de escutar Cristo através do sacerdote durante o Sacramento. “Devemos perguntar-nos se isto é certo: O conselho que dou é o que Cristo daria? Ou é um conselho que segue os ensinamentos de um espírito diferente ao do Evangelho, um espírito mundano?”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas