Gaudium news > Escola do Santuário reflete sobre Sofrimento e Reparação na Mensagem de Fátima

Escola do Santuário reflete sobre Sofrimento e Reparação na Mensagem de Fátima

Fátima – Portugal (Quarta-feira, 11-04-2018, Gaudium Press) A reflexão sobre o sentido do sofrimento, do sacrifício e da reparação será o tema para Terceiro Itinerário da Escola do Santuário de Fátima para este ano. O Curso está os dias 21 e 22 de abril.

11-Escola do Santuário reflete sobre Sofrimento e Reparação na Mensagem de Fátima.jpg

Âmago da Mensagem de Fátima

No horizonte para a reflexão destes aspetos centrais da Mensagem de Fátima vai estar sempre a liberdade humana, antecipa o diretor do Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima do Santuário (DPMF), padre José Nuno Silva.

“Ao refletirmos sobre a questão do sofrimento, estamos no âmago da Mensagem de Fátima e das interrogações sobre a condição humana e sobre Deus, porque o sofrimento é o grande lugar onde o humano se põe à prova.

Também é no sofrimento que se inscreve a mais radical possibilidade de liberdade, que passa por descobrir o significado do meu sofrimento em favor dos outros, em reparação.”

Quereis oferecer-vos a Deus… Em ato de reparação?

Este Encontro de formação vai ser iniciado a partir da interrogação deixada por Nossa Senhora aos Pastorinhos na Aparição de 13 de maio de 1917:

“Quereis oferecer-vos a Deus… Em ato de reparação?”.

“No início de tudo, em Fátima, está uma resposta livre, de três crianças, a uma interrogação. A partir do momento que elas assumem o sim, assumem este sentido para tudo aquilo que vai acontecer.

Olhar a vida dos Pastorinhos é, por isso, perceber um sentido, e aprender um movimento interior que é capaz de redimir as experiências mais difíceis e dolorosas que a vida tem”, afirma o diretor do Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima do Santuário.

O caminhar do Encontro

O Encontro será desenvolvido em três passos. Neles, o sofrimento é abordado segundo três perspetivas: pessoal, em Cristo, e, na conclusão, conjugando as duas perspectivas.

Durante os dois dias haverá momentos de oração e aprofundamento, com destaque para a “Hora Reparationis”, um momento orante concretizado a partir da contemplação dos vitrais da Basílica Nossa Senhora Rosário de Fátima, com o subsídio de passagens bíblicas, que terá como pano de fundo a reparação e o sacrifício.

Os Itinerários da Escola do Santuário

Na base de todas os Itinerários da Escola do Santuário tem estado o aprofundamento da Mensagem de Fátima. Este não exceção, ao perspetivar o sentido do sofrimento e do sacrifício na espiritualidade da Mensagem de Fátima, através da descoberta da reparação como ato livre de participação pessoal na compaixão divina. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas