Gaudium news > Porto Rico lança campanha de restauração da segunda Catedral mais antiga da América

Porto Rico lança campanha de restauração da segunda Catedral mais antiga da América

Porto Rico – San Juan (Sexta-feira, 13-04-2018, Gaudium Press) A Catedral de São João Batista em San Juan, Porto Rico, a segunda mais antiga da América, lançou uma campanha para financiar sua restauração por ocasião dos próximos 500 anos de existência, que se celebrarão em 2021. A campanha leva por título “Construindo Tijolos de Nossa Fé”.

Porto Rico lança campanha de restauração da segunda Catedral mais antiga da América.jpg

Segundo indicou o Secretário da Catedral, José Alfredo Lara Fontánez, em diálogo com a ACI, os trabalhos de restauração da Catedral iniciaram em 2016 e concluirão em 2021 para o quinto centenário do templo. No entanto, os Furacões Irma e Maria que atingiram a ilha em 2017 causaram danos ao templo que devem ser reparados também, segundo indicou Lara. Os desastres naturais “trouxeram sérios problemas de filtração de água no teto da Catedral, afetaram a arte na abóboda e nas paredes”.

“Os ventos destruíram um vitral lateral sobre uma das capelas da Catedral”, acrescentou. “Estes vitrais são históricos e custam muito dinheiro para substituí-los, pois trata-se de restaurar o que estava ali tal e qual estava”. A campanha espera arrecadar um total de 910 mil dólares para financiar as diferentes atividades de restauração.

Segundo expõem a Catedral na apresentação oficial das obras, ainda estão pendentes as etapas de restauração de janelas, a remoção de Pedro e Paulo, a restauração interior do campanário e a pintura do lado Norte Superior e a reparação do teto. Esta última é a parte mais custosa das atividades restantes, calculada em aproximadamente 350 mil dólares.

A Catedral Metropolitana de San Juan Batista foi declarada Basílica Menor em 1978 pelo Papa Beato Paulo VI e ainda alberga os restos do conquistador Juan Ponce de León. Por sua grande importância histórica, foi incluída na lista de Patrimônio da Humanidade da UNESCO. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas