Gaudium news > O pecado envelhece o coração, Cristo renova; diz Francisco em Visita Pastoral

O pecado envelhece o coração, Cristo renova; diz Francisco em Visita Pastoral

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 16-04-2018, Gaudium Press) O Papa Francisco realizou no domingo (15/04) sua 16ª visita pastoral a uma paróquia da Diocese de Roma.
Desta vez o Papa esteve na Paróquia de São Paulo da Cruz, no Bairro Corviale, na periferia romana.

16-O pecado envelhece o coração, Cristo renova; diz Francisco em Visita Pastoral.jpg

Numa oração rezada por Francisco, o Pontífice pediu a Deus a graça de acreditar que “Cristo está vivo, ressuscitou”.

A visita e as palavras do Papa assumiram um significado muito especial no coração dos moradores deste bairro muitas vezes relacionado a problemas de marginalização, delinquência e pobreza, como comentou o pároco da Igreja visitada, Pe. Roberto Cassano.

Deixar entrar no coração a “verdade de Cristo”

Francisco encorajou os paroquianos a deixar entrar “no coração” a verdade de Cristo.

Durante a Missa ali celebrada, o Pontífice reflexionou sobre as Leituras e o Evangelho do domingo, durante sua homilia.

As leituras refletem ainda um clima de júbilo Pascal em decorrência da ressurreição de Jesus e o Papa recordou que, quando os discípulos viram o Mestre, eles duvidaram do que viam e isto deveu-se ao fato de eles não terem ainda deixado a verdade “entrar em seus corações” e, comentou Francisco, que é “menos perigoso” ter uma verdade “na mente” do que “tê-la no coração”: eles “pela alegria não podiam crer” mas, no fim “acreditaram”, recordou:

E essa, é a renovada juventude que recebemos do Senhor. Na Oração da Coleta falamos: a renovada juventude. Somos acostumados a envelhecer com o pecado…
E o pecado envelhece o coração, sempre. Deixa o coração duro, velho e cansado. O pecado cansa o coração e perdemos um pouco da fé em Cristo Ressuscitado.

“Não, não penso. Isso seria muita alegria. Sim, sim, está vivo, mas está no Céu com seus negócios”. Mas os seus negócios sou eu! Cada um de nós! “, refletiu o Papa.

O pecado envelhece, Jesus ressuscitado renova

Diante do nosso pecado, continua Francisco, temos “um advogado junto do Pai”:
“Não tenham medo, Ele perdoa. Ele nos aproxima. O pecado nos envelhece, mas Jesus, ressuscitado, vivo, nos renova. Esta é a força de Jesus ressuscitado.
Quando nos aproximamos do sacramento da penitência é para sermos renovados, para rejuvenescer. É isso que faz Jesus ressuscitado”.

A “verdadeira juventude”

No final da celebração, diante da igreja o Papa fez uma saudação aos moradores do bairro Corviale, repetindo que “todos precisamos uns dos outros” e que este é um motivo para irmos adiante “juntos”.

Pouco antes, ao encerrar sua homilia, o Pontífice afirmou que a nossa “verdadeira juventude” é “a vitória de Cristo sobre a morte, a vitória de Cristo sobre o pecado” e fez um pedido em forma de oração:

Peçamos ao Senhor a graça que a alegria não nos impeça de crer, a graça de tocar Jesus ressuscitado, tocá-lo no encontro com a oração, no encontro nos Sacramentos, no encontro com o seu perdão que é a renovada juventude da Igreja, no encontro com os doentes, quando vamos visitá-los, com os encarcerados, com os mais necessitados, com as crianças e com os idosos. Se sentimos vontade de fazer o bem, é Jesus que nos leva a esta ação. É sempre a alegria; a alegria que nos faz jovens. Peçamos a graça de ser uma comunidade alegre, porque cada um de nós é seguro, tem fé e encontrou o Cristo ressuscitado.” (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações Vatican News)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas