Gaudium news > Cardeal Damasceno comenta os 91 anos do Papa Emérito Bento XVI

Cardeal Damasceno comenta os 91 anos do Papa Emérito Bento XVI

Redação (Terça-feira, 17-04-52018, Gaudium Press) Durante a 56ª Assembleia Geral da CNBB, os bispos recordaram os 91 anos de vida do Papa Emérito Bento XVI e rezaram na intenção do Pontífice na missa celebrada na manhã da última segunda-feira, 16 de abril, no Santuário Nacional de Aparecida.

Cardeal Damasceno comenta os 91 anos do Papa Emérito Bento XVI.jpg

O Arcebispo Emérito de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno Assis, ressaltou que essa é uma oportunidade de agradecer ao Papa Emérito pelo seu profícuo pontificado.

“O Papa Bento XVI é conhecido, sobretudo, pelos seus escritos, tanto como teólogo, professor, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, e como Pontífice”, afirmou Dom Raymundo, que lembrou ainda as três encíclicas do Santo Padre: “Deus caritas est”, “Spe salvi” e “Caritas in veritate”, como referências para a Igreja

Segundo o purpurado brasileiro, “as obras completas de Bento XVI estão sendo traduzidas para vários idiomas, inclusive para português”.

“No Brasil criamos a fundação Joseph Ratzinger, que está traduzindo o primeiro volume dessas obras. Queremos colocar seus textos ao alcance dos nossos teólogos, seminaristas, para que possam beber dessa fonte tão rica para todo aquele que queira aprofundar a sua fé e vivencia cristã”, informou.

Após convidar os católicos a rezar pelo Papa Emérito e por seu atual período dedicado à oração e contemplação pela Igreja, Dom Damasceno comentou a decisão de Bento XVI em renunciar ao pontificado no dia 28 de fevereiro de 2013.

Para o arcebispo emérito, essa foi uma decisão livre do Santo Padre, com um sentido de grande responsabilidade e com a consciência tranquila diante de Deus, uma vez que suas forças físicas não o permitiam mais conduzir a Igreja.

“Foi pensando no bem da Igreja que Bento XVI, com humildade e coragem, renunciou e passou a responsabilidade do pastoreio da Igreja ao seu sucessor”, analisou. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas