Gaudium news > Segunda edição do Congresso de Educação Católica acontece no Rio

Segunda edição do Congresso de Educação Católica acontece no Rio

Rio de Janeiro (Terça-feira, 17-04-52018, Gaudium Press) Entre os dias 7 e 8 de abril, o Edifício João Paulo II, na Glória, recebeu a segunda edição do Congresso de Educação Católica. O evento foi promovido pelo Instituto Sophia Perennis, com o apoio da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e do Instituto Antônio Royo Marín.

O congresso, que contou com a presença de educadores do Rio de Janeiro e de cidades vizinhas, foi aberto pelo bispo da Administração Apostólica São João Maria Vianney, de Campos (RJ), Dom Fernando Arêas Rifan.

Segundo o organizador do congresso, professor Felipe Nery Martins Neto, os dados históricos comprovam que os tempos áureos da educação brasileira remontam aos anos em que a educação católica fez a diferença no processo formativo da sociedade brasileira.

“A escola católica tem, na sua identidade, a missão de levar a criança à real finalidade da educação, que é encontrar a verdade. Conduzindo uma criança a encontrar a verdade, você a está conduzindo a uma vida sobrenatural; ela não cairá em ideologias. Como educadores e católicos, sentimos a necessidade de mostrar qual é a identidade da educação católica”, afirmou Felipe Nery.

O convidado especial e anfitrião, Cardeal Orani João Tempesta, proferiu palestra sobre a “Contribuição da Igreja Católica para a Educação no Brasil”, explicando que o início do processo educativo se deu com a chegada dos jesuítas, em 1549. “Um dos expoentes desse trabalho pioneiro foi São José de Anchieta, que, justamente por isso, ficou conhecido como o Apóstolo do Brasil”.

No encerramento do primeiro dia, 7 de abril, Dom Orani presidiu missa na Capela do Edifício João Paulo II, e ressaltou que atualmente “a escola tem sofrido muito por essas situações”.

“Assim se faz, nos nossos dias, em relação ao ensino religioso, criando-se dificuldades à evangelização, os problemas burocráticos que se colocam à ação da Igreja, até mesmo a fragilização da sua imagem, por meio de fofocas e das falsas notícias. São formas, nem sempre explícitas, de também tentar calar ou desautorizar a Igreja a falar em nome de Jesus. Porém, como respondeu Simão Pedro, ‘importa obedecermos mais a Deus do que aos homens’. Somos chamados a não deixar de anunciar o Evangelho, a obedecer ao Senhor e a não nos deixar cercear. Nos regimes totalitários, uma vez instalados, a primeira coisa que fazem é proibir o anúncio do Evangelho. Nós somos chamados a testemunhar o Senhor, mesmo à custa da própria vida”, disse Dom Orani.

Por sua vez, o bispo auxiliar emérito, Dom Karl Josef Romer, um dos diretores do Instituto Superior de Ciências Religiosas, proferiu a palestra “Os verdadeiros princípios da educação católica”.

“A Igreja, esposa de Cristo, faz nascer filhos espiritualmente, e esta maternidade implica também ensinar o encanto, a beleza, a nobreza e a grandeza da vida. E, enviada por Cristo, para pregar a todos os povos, a Igreja tem também o dever de ensinar, não em nome de uma teoria ou de um partido, mas em nome do Evangelho. Por isso, em todos os tempos a Igreja criou escolas. Quando o Estado não tinha ainda assumido a promoção da escola, a Igreja o fazia, já há séculos”, declarou.

O segundo módulo do curso acontecerá no dia 28 de abril, das 9h às 17h, no segundo andar do Edifício João Paulo II. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas