Gaudium news > Evangelho: palavra que diz “resiste, sê”, diz Cardeal Patriarca aos jovens

Evangelho: palavra que diz “resiste, sê”, diz Cardeal Patriarca aos jovens

Lisboa – Portugal (Terça-feira, 17-04-2018, Gaudium Press) Durante a edição deste ano da Jornada Diocesana da Juventude, Dom Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa apelou aos jovens para que nunca sejam “surdos” à voz de Deus nem deixem esmorecer a sua condição de cristãos.

17-Evangelho palavra que diz ?resiste, sê?, diz Cardeal Patriarca aos jovens.jpg

“Da Palavra nasce a Fé”

Durante o evento realizado no último domingo, com o tema “Da Palavra nasce a Fé”, Dom Manuel Clemente frisou que escutar o Evangelho não é andar às voltas com “lendas e fantasias”, mas é ouvir “uma palavra que faz viver” e que continua atual nos tempos de hoje.

Uma mensagem que diz “resiste, sê”, no meio de “tantas palavras que se ouvem, de tantas media aos quais estamos conectados”, destacou o Cardeal-patriarca.

Exemplo dos cristãos sírios

Diante das centenas de jovens que participaram das jornadas diocesanas deste ano, Dom Manuel Clemente salientou de modo especial a situação dramática em que vivem muitas comunidades cristãs, em países como a Síria, e o exemplo que constituem para a Igreja Católica:

“Há pequenas comunidades cristãs que conseguem sobreviver sabe Deus como”, no entanto, conservam-se como símbolos de esperança, “é o espírito de Cristo que está presente”, afirmou.

É como aqueles “religiosos e religiosas que já podiam ter saído de lá há muito tempo”, mas ficam porque dizem “na sua casinha está o único poço de água potável da região”.

Desafios de Jesus

Para o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, o fato de Deus ter escolhido revelar-se “não de formas abstratas mas através de uma vida jovem, de Jesus”, para desafiar os mais novos a estarem sempre dispostos a servir a comunidade e a sociedade.

Como “acólitos”, como “catequistas”, participando em “iniciativas solidárias, de voluntariado” ou em muitos outros projetos, na melhor das possibilidades de cada um, serem mensageiros do Evangelho, da “boa notícia” no mundo.

Levando esperança aos jovens e incentivando-os, o Cardeal Patriarca afirmou para encerrar suas palavras:
“Tenho a certeza que em muitos de vocês o Espírito de Cristo está aí a trabalhar”. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com Informações ECCLESIA)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas