Gaudium news > Domingo do Bom Pastor: Papa vai ordenar dezesseis sacerdotes

Domingo do Bom Pastor: Papa vai ordenar dezesseis sacerdotes

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 18-04-2018, Gaudium Press) Uma nota do Vicariato de Roma Vicariato de Roma dá conta de que no próximo domingo, 22 de abril, IV Domingo de Páscoa, domingo do Bom Pastor e 55º Dia mundial de oração pelas vocações, o Papa Francisco presidirá na Basílica de São Pedro, às 9h15, a missa de ordenação presbiteral de 16 diáconos.

A Eucaristia será concelebrada, entre outros, pelo vigário do Papa para a Diocese de Roma, Dom Angelo De Donatis.

18-Domingo do Bom Pastor- Papa vai ordenar dezesseis sacerdotes.jpg

Novos Presbíteros

Entre os novos Presbíteros, onze deles pertencem à Diocese de Roma.
Seis foram formados no Colégio diocesano Redemptoris Mater, cinco estudaram no Seminário Romano Maior, quatro pertencem à Família dos Discípulos e um à Pequena Obra da Divina Providência (Don Orione) e fez seu percurso formativo na Paróquia romana de Todos os Santos.

Os ordenandos deverão pronunciar seu “sim” em um dia muito especial do Calendário Litúrgico: será o IV Domingo de Páscoa, chamado de domingo do Bom Pastor.

Para todos, o Chamado do Senhor é fonte de gratidão e esperança

Os novos sacerdotes têm diferentes origens, diferentes experiências de vida e de carismas, contudo, o “chamado” foi para todos eles fonte de gratidão e esperança.

Juraj Baškovi?, 37 anos, teve sua formação junto com outros quatro ordenandos: os coetâneos Phaolo Do Van Tan, originário do Vietnã, e Thein Lwin , de Mianmar; o colombiano Fabio Alejandro Perdomo Lizcano, de 1982; e Moises Pineda Zacarias, nascido em San Salvador em 1990.

Foi para dizer a Deus meu “obrigado” que escolhi o caminho do sacerdócio, contou ao semanário diocesano Roma Sete o jovem Thierry Randrianantenaina, 27 anos, originário de Madagáscar e estudante do Redemptopris Mater.

“O matrimônio de meus pais se salvou por pura graça: foi um sinal de fidelidade que o Pai me fez experimentar em minha vocação e que até hoje é semente de esperança em meu futuro ministério”, disse o jovem malgaxe.

O pai dele teve um problema de alcoolismo que incidiu no equilíbrio familiar, mas, segundo diz Thierry, o acompanhamento da Igreja, nos fez experimentar a misericórdia de Deus”,

Renato Tarantelli Baccari, da Paróquia romana São José, 41 anos, é o mais velho dos cinco ordenandos do Seminário Romano Maior:

“Minha vocação tardia chegou depois que já havia direcionado a minha vida afetiva e profissional como docente de Direito tributário”; nove anos atrás “uma experiência avassaladora”, qual o caminho de Lourdes a Santiago, “me fez entender que queria, e tinha me tornado, algo de diferente. Senti-me amado por uma doçura e uma ternura jamais experimentadas: o Senhor me surpreendeu e me surpreendi a mim mesmo encontrando a coragem, sem reservas, de dizer ‘sim’ a Seu chamado”.

Gabriel Nasca, da Paróquia romana de Nossa Senhora das Dores, 29 anos, sentiu “cair as defesas e desmoronar os medos diante do chamado do Senhor”; assim como se deu também com Emilio Cenani, 32 anos, e os diáconos Massimo Cunsolo, 28 anos, e Miguel Ferrari, 26 anos.

Não perder o entusiasmo da evangelização

O reitor do Seminário Romano Maior desde setembro último, Pe. Gabriel Feraghini, se diz “grato por colher estes frutos que não plantei e nem contribui a fazer crescer”, e auspicia aos novos sacerdotes de “que jamais percam o entusiasmo da evangelização, continuando a amar o Pastor e suas ovelhas”. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas