Gaudium news > Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda (RJ) celebra jubileus de seus bispos

Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda (RJ) celebra jubileus de seus bispos

Rio de Janeiro (Quarta-feira, 18-04-2018, Gaudium Press) No mês de abril, a Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda celebrará duas festividades. Enquanto o bispo emérito Dom João Maria Messi completou 60 anos de ordenação presbiteral (Jubileu de Diamantes) no último dia 7, Dom Francisco Biasin festejará nesta sexta-feira, 20, os 50 anos (Jubileu de Ouro) de vida sacerdotal.

 Diocese de Barra do Piraí - Volta Redonda (RJ) celebra jubileus de seus bispos.png
Dom Francisco Biasin e Dom João Maria Messi
Foto: CNBB Regional Leste 1

Para marcar as comemorações, haverá uma missa na Igreja Nossa Senhora da Conceição, no bairro Conforto, em Volta Redonda, no dia 20, às 19h30, presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta. Para esta ocasião, são esperadas aproximadamente 2 mil pessoas.

Nascido em Pádua, na Itália, Dom Francisco foi ordenado sacerdote em 20 de abril de 1968. “Na minha época, na Itália, os meninos entravam no seminário muito cedo, e eu não fugi a essa regra (…) Lembro-me de que a minha decisão, renunciando a uma expressão do amor humano, o matrimonial, para um amor maior, foi aos 18 anos, em um retiro antes do diaconato. Foi quando senti que Deus era generoso para comigo, e que a minha fidelidade dependia da dele. Eu não podia garantir nada em minha vida, a não ser o amor de Deus”, recordou o prelado.

Mais tarde, exerceu a função de bispo de Pesqueira (PE) entre 2003 e 2011. No ano de 2011, foi nomeado para a Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda. Atualmente é o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da CNBB e membro do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso.

Por sua vez, Dom João Maria Messe é oriundo de Santa Cruz, também na Itália. Ingressou no Seminário São Felipe em Montefano em 1946, e três anos depois, passou a estudar no Seminário dos Servos de Maria em Ronzano.

“Posso dizer que minha vocação surgiu ainda criança, quando, na preparação para a Eucaristia, o meu pároco ministrava a catequese e dava muita importância ao Altar. Portanto, tornei-me coroinha aos seis anos e recebi a Eucaristia, como dom de Deus, aos sete. Foi assim que desabrochou o desejo de estar na Igreja, como coroinha”, lembrou Dom João.

Em 15 de junho de 1988, o então Papa João Paulo II o nomeou bispo auxiliar da Arquidiocese de Aracaju, na qual ingressou em 11 de setembro do mesmo ano. No dia 21 de março de 1995, tornou-se Arcebispo de Irecê (BA) e por lá ficou até 1999.

Nesse último ano, Dom João Maria foi nomeado bispo da Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda, ingressando oficialmente no dia 27 de fevereiro de 2000 e permanecendo no cargo até 2011. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da CNBB Regional Leste 1

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas